Dúvidas sobre a órbita da ISS
11 de setembro, 2019 às 16:21 | Postado em Astronomia, Mecânica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Alguém consegue me responder? Lá vai: Primeiro: a ISS se movimenta em helicoide, como pude ver no site oficial, porquê? Segundo: qual o motivo da ISS nunca passar pelo marco zero da antártica?
Estás redondamente enganado. O movimento da ISS não é helicoidal.
Se olhares com cuidado as informações sobre sua órbita entenderás (assim faço votos) que ela é praticamente circular, inclinada cerca de 52° em relação ao plano equatorial (vide ISS). Portanto ela nunca passa sobre o polo sul da Terra pois para tanto a inclinação deveria ser de 90° com o plano equatorial.
A confusão decorre de que a trajetória da ISS observada no sistema de referência da Terra (figura 1) se apresenta como uma linha ondulante pois o período de rotação da Terra é 24 horas e o período orbital da estação apenas 91 minutos. Ou seja, em um dia a estação percorre dezenas de voltas em torno da Terra, movendo-se em um plano que não coincide com o plano de rotação da Terra e que nunca passa sobre o polo sul.
Outra postagem sobre a observação da ISS: Por que a ISS se apresenta visível apenas alguns minutos?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Olá professor.
Boa explicação. Acrescento a informação de que a ISS dá 15 voltas e meia em torno da Terra em 24hs. De modo que não chega a duas dezenas de voltas. Essa informação aparece nos elementos orbitais dos satélites, como vemos nesse link:
https://heavens-above.com/orbit.aspx?satid=25544&lat=-27.5949&lng=-48.5482&loc=Florianópolis&alt=30&tz=EBST
Oi Fernado, claramente explicado. Tenho uma pequena observação e é em relação a esta sentença:
“movendo-se em um plano que não coincide com o plano de rotação da Terra e que nunca passa sobre o polo sul.”
Eu diria: “movendo-se em um plano que não contem o eixo de rotação da Terra, por tanto, nunca passa sobre o polo sul.”
ou ainda: “Em um plano que não é perpendicular ao equador terrestre, e por tanto não contem o eixo de rotação da Terra e,
consequentemente, os dois polos da Terra.”
H.
Em que sentido da rotação da terra a Isa pecorre de oste pra Leste ou de leste pra oeste?
Como vemos os astros se movendo de leste para oeste o sentido de rotação da Terra é de oeste para leste.
Na verdade a ISS também vai para Leste. Na figura acima, o movimento dela segue para a direita.
Gostaria Muito Muito Muito de estar dentro da estaçao espacial
A ISS mantém sempre o mesmo lado voltado para a Terra , como é o caso da Lua ?
Não, a ISS descreve movimento de translação sem rotação. No caso da Lua a rotação da Lua em torno de seu eixo está sincronizada com a translação em torno da Terra.
Então suas placas fotovoltaícas estão sempre orientadas para o Sol, certo ?
Não pode estar com as placas fotovoltaicas sempre orientadas para o Sol pois parte da órbita se dá sobre a região da Terra que é noite.
Mas a órbita é a cada 90 minutos !!! Certo ?
Sim, o período orbital é 90 minutos aproximadamente. Informações sobre a ISS estão disponíveis na internet para quem as necessitar. Por exemplo REFERENCE GUIDE TO THE INTERNATIONAL SPACE STATION
Talvez este artigo facilite:
Por que as órbitas dos satélites parecem uma onda sinusoidal no mapa do mundo?
Bom dia meu nome é Gaudêncio sou um motorista atualmente desempregado.tenho 58 anos e amo astronomia e fico o tempo todo vigiando os céus afim de conseguir ver algo diferente ,pois amo tudo que se refere ao espaço ,tenho até carteira de viajante da perseverante mars ,e meu nome está na nave que está pousando em Marte no dia 18 de fevereiro 2021 .venho pedir encarecidamente se alguém tem um telescópio mesmo usado que queira me doar ,pois não tenho condições nem uma de comprar .desde já agradeço ,meu tel é 21 965804881 obrigado .
Dia16/06/2004 a ISS vinha de oeste para leste e fez uma alteração brusca da orbita para norte-sul. Isto procede ?
Não há como produzir uma mudança grande na órbita da ISS. Pequenas mudança são feitas de tempos em tempos para repor a ISS na altura “normal”. Veja a postagem Paradoxal efeito do arrasto no movimento de um satélite.