Cristo Redentor ‘segurando’ a Lua
7 de junho, 2023 às 21:38 | Postado em Lua, Óptica geométrica
Respondido por: Prof. Alexandre Luis Junges - UFRGSÉ real a foto do Cristo Redentor no Corcovado ‘segurando’ a Lua?
Recentemente viralizaram na internet algumas imagens do Cristo Redentor (Rio de Janeiro) com a Lua ao fundo na reportagem do G1 Fotógrafo registra Cristo Redentor ‘segurando’ a Lua e viraliza na internet. Em uma dessas imagens a Lua parece estar apoiada sobre os ombros do Cristo Redentor (foto da figura 1).
A primeira vez que vi essa foto/imagem foi através do amigo Ricardo Rangel que a enviou pelo whatsaap. Num primeiro momento achei a imagem bela, mas logo suspeitei e respondi em tom de ironia que ela poderia ser uma “bela montagem”.
Contudo, resolvi repassá-la ao prof. Fernando Lang escrevendo as seguintes palavras: “uma bela montagem…pelo tamanho angular do Cristo a Lua tá fora de proporção né”.
O prof. Lang respondeu dizendo que já havia visto essa imagem da Lua junto ao Cristo Redentor e acrescentou: “Depende da distância que a foto foi feita”. A resposta do professor imediatamente solapou minha hipótese inicial de que se tratava de “uma bela montagem”.
Em seguida o professor Lang me repassou duas postagens do Pergunte ao CREF relacionadas ao tema discutido, são elas:
Imagens de pessoas “tocando a Lua”: como é possível?
Distância ao avião: como se calcula?
Motivado pela conversa e as postagens acima, apresento abaixo uma breve explicação para o cálculo da distância estimada para a foto da Lua sobre os ombros de Cristo (figura 1).
Sabemos que o tamanho angular (β) da Lua pode ser obtido da relação
A distância Terra-Lua, de acordo com as informações do Time and Date para a Lua no dia 04/06/2023 (data da foto) em Niterói – RJ, é de 384 500 km. Então o tamanho angular da Lua é
O próximo passo é estimar o tamanho angular do Cristo (α), o que pode ser feito a partir da análise da imagem da foto conforme indicado na figura 2.
A partir de medidas sobre a foto da figura 2 e/ou considerando os pixels da imagem, obtêm-se que o diâmetro da Lua é aproximadamente 530 pixels e a altura do Cristo Redentor de 190 pixels.
Desse modo, temos que o tamanho relativo entre a Lua e o Cristo Redentor, exposto na imagem, é aproximadamente (530/190 = 2,79), ou seja
Segue então que o tamanho angular do Cristo (α) é aproximadamente
Conhecendo o tamanho angular do Cristo Redentor (α), pode-se estimar a distância em que a foto foi tirada (distância do Cristo) pela relação
Considerando que a altura do Cristo Redentor é 38 metros (conforme Cristo Redentor reconstruído em 3D com VANT), temos
Ou seja, fotógrafo ao tirar a foto estava posicionada numa distância de aproximadamente 11,2 km do Cristo Redentor.
Conforme a reportagem do G1 citada acima, o fotógrafo Leonardo Sens, que tirou a foto, estava a 11 km de distância do Corcovado. Desta forma fico convencido que a foto é real.
Parabéns pela explicação….muito bom.
Ótima explicação!
Obrigada Prof.
Excelente explicação professor
Obrigado pessoal,
A publicação não teria ocorrido sem as valiosas sugestões do prof Lang.
Sô faltaria comprovar porque a figura da Lua é tão simétrica em relação ao Cristo. O eixo vertical de simetria pasa pelo centro da Lua. Isto me chama a atenção quanto o assunto das distâncias! Um deslocamento lateral de 1 km deslocaria o Cristo uns 6° em relação ã linha de visada Terra-Lua e quebraria essa simetria. Ainda não me convence a fotografia, já que a Lua está em movimento e encontrar o lugar certo da fotografia requereria cálculo prévio dessa posição.
De outro lado, uma foto da Lua cheia é sempre possível de ser artificialmente ajustada nos braços do Cristo!
Vale leres a reportagem. Ele usou algum aplicativo que calcula o trajeto da Lua.
Obrigado prof. Horácio Dottori pela observação técnica.
Que massa, boa resolução!