X

Alinhamento planetário é a causa das chuvas e das inundações no Rio Grande do Sul?

Caro professor Lang

Os negadores das mudanças climáticas e do aquecimento global espalham nas redes sociais mais uma “explicação” (recentemente houve uma “explicação” envolvendo o Projeto HAARP e mais outra falando em punição divina) para as chuvas e inundações ocorridas no RS e outros eventos meteorológicos no último mês no mundo. A causa seria um alinhamento de diversos planetas produzindo grandes marés que afetam nossa atmosfera. Gostaria que o sr. comentasse sobre o alinhamento como “explicação” e lhe agradeço pois tenho usado suas postagens no combate à desinformação.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

De fato nas redes sociais os negacionistas sobre as mudanças climáticas tentam encontrar outras “explicações” para o incontestável aumento na frequência de eventos meteorológicos extremos como as chuvas de maio no RS,  temperaturas elevadas, secas, tornados, … em diversos locais do mundo. Este afã  “explicativo” apela  também para antigas teorias conspiratórias como a de que o clima esteja sendo afetado pelas antenas do Projeto HAARP conforme discutido em Antenas HAARP: o negacionismo sobre as chuvas gaúchas ou em A teoria conspiratória que atribui às antenas HAARP inundações no Rio Grande do Sul.

Agora passamos à discussão dos alegados efeitos de maré causados por alinhamento de planetas.

As forças de maré na Terra devem-se em primeiro lugar à Lua e depois ao Sol. A razão entre a máxima força de maré lunar pela máxima força de maré solar é aproximadamente 2:1 conforme está demonstrado em MARÉS, FASES PRINCIPAIS DA LUA …..

De fato em junho haverá o alinhamento de planetas conforme se pode ler na matéria da National Geographic abaixo transcrita:

_____

Alinhamento de planetas

Junho será marcado por uma sucessão de alinhamentos de planetas e outros astros que ocorrerão do primeiro ao último dia do mês. Os alinhamentos ou conjunções são um fenômeno em que dois corpos celestes são vistos próximos um do outro no céu, conforme explica a Nasa.

De acordo com Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica (Inaoe) do México, a primeira conjunção ocorrerá no dia 02 de junho e ocorrerá quando a Lua se alinhar com Marte

Depois disso, entre os dias 03 e 04 de junho, será a vez de outros planetas se alinharem, como explica o site de pesquisas científicas  ScienceAlert: Marte, Mercúrio, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano aparecerão em uma linha reta em um alinhamento conhecido como “parada de planetas”, sendo uma oportunidade única para observar esses astros enfileirados. 

_____

Quando se quantifica as forças de maré dos demais planetas do sistema solar sobre a Terra, constata-se que elas são muitas ordens de grandeza menores do que as forças de maré lunar e solar e, portanto, desprezíveis frente a essas duas. Júpiter, o maior planeta do sistema solar, quando se encontra o mais próximo possível de nós, produz uma força de maré sobre a Terra que equivale a uma parte em 34 mil  da força de maré solar! E esta é a maior força de maré associada aos demais planetas conforme os cálculos apresentados em Efeitos de maré na Terra dos demais planetas ….

Portanto, além de o alinhamento não ter acontecido nas semanas das fortes chuvas que se abateram sobre o RS em início de maio, inexistem efeitos de maré importantes em tal conjunção. As marés gravitacionais na Terra são determinadas apenas pela Lua e pelo Sol.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Um comentário em “Alinhamento planetário é a causa das chuvas e das inundações no Rio Grande do Sul?

  1. Prof Thiago Maia disse:

    Não tem nada a ver! Mas, tbm não foram efeitos das mudanças climáticas! Foram alguns fatores que provocaram isso:
    1) El Niño: Aumenta a probabilidade de eventos extremos no chuvas no Sul.
    2) Célula de Hadley: Provoca um centro de alta pressão nas latitudes tropicais do Brasil e com isso formas as ondas de calor no Centro-Oeste (a grande maioria das ondas de calor começam lá) e com El Niño, entre o verão e no primeiro mês do outono, normalmente as Altas Bolivianas se deslocam para o centro-oeste e ganham intensidade e são fortalecidas pelo El Niño se deslocando mais ao Sul, elas se juntaram ao anticiclone que fica no atlântico sul, que ajudou a formar um mega bloqueio atmosférico, semelhante ao que causou as secas em SP em 2014.
    A ZCIT ainda ativa! A zona de convergência intertropical, é o que trás a umidade para a costa norte do nordeste e para toda a Amazônia (Existe Amazônia pq chove e não chove pq tem Amazônia), que naturalmente já formam um corredor de umidade (advecção e não rios voadores – odeio esse nome) e desembocam no sul e sudeste, mas com o bloqueio, desviou para o sul.
    Uma baixa pressão sobre o Paraguai: Ajudou no transporte advectivo vindo da ZCIT.
    Cavado Meteorológico: Formou-se se sobre o Uruguai e o cavado é um sistema que provocas chuvas pesadas.
    Oscilação do dipolo do oceano índico: Nas sua fase positiva na costa da África, existe uma teleconexão que mostra que há um aumento de chuvas na bacia do prata e no RS.
    Dipolo do oceano atlântico: Fase positiva, que mostra uma água mais fria na costa do Sul e quente na do nordeste (o que junto com as ondas de leste aumentam as chuvas de maio a outubro na costa leste do NO), essa água fria, ajudou a fortalecer e manter a frente fria que ficou estacionaria por causa do bloqueio.
    Por último e não menos importante (ou mais importante)…Oscilação negativa da Antártica: é um modo anular Sul que regula a intensidade do vórtice polar e na fase negativa, uma alta pressão no continente que o torna mais “quente” e expulsa o frio polar pela península que fica mais “fria” e formam as frentes frias e quanto mais neg, mais forte seria a frente fria e estava bem negativa.
    As condições da atmosfera eram quase perfeitas! Só faltou um ciclone extratropical!
    Como podem ver, não tem nada a ver com HAARP e outras idiotices, mas também é muito simplório e errado colocar a culpa nas mudanças climáticas.

    Dubai e china! China teve efeito do El Niño com oscilação do Ártico! há relatos dessas enchentes e evidências desde o rio amarelo e esse outro complicado aí de 10k anos! Dubai não foi pulverização! Dubai teve isso por conda do Ártico e dipolo do índico em período de monções! Agora, só faltou lá um ciclone tropical, já que as pessoas acham que por ser deserto, não chove nunca! Ciclones trocpicais atingem a península arábica sempre! Omã que o diga rs

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *