Velocidade de satélites

ola, estava lendo alguns documentarios sobre os satelites que estao em orbita da terra, e me surge duas questoes: 1a)A Terra viaja a uma velocidade de 107.000Km em torno do Sol e 1675Km em torno de si mesma, sendo assim os satelites tambem seguem a mesma velocidade em relacao ao SOL? 2a) Obervando a velocidade em torno do Sol, como pode-se explicar a nao decomposicao da materia fisica (metais) existentes no satelite?. 3a) quando vemos um meteoro passar pela terra em velocidade,podemos observar uma cauda enorme atraz por causa da velocidade. Porque nao vemos isso em observacao a outros planetas mesmo em outras galaxias? Grato

O valor da velocidade orbital média da Terra em seu movimento de translação em torno do Sol é de 107.200 km/h ou 29,78 km/s. Um ponto no equador da Terra move-se a a cerca de 1675 km/h ou 465 m/s devido ao movimento de rotação da Terra.

Os satélites da Terra, como por exemplo a Lua e os satélites  artificiais, também estão em órbita solar pois, assim como a Terra, são atraídos pelo Sol. Ou seja, a trajetória de um satélite, depende de todas as forças sobre ele exercidas e as mais importantes, dada a proximidade da Terra, são as forças gravitacionais da Terra e do Sol. Desta forma, além do movimento de translação em torno da Terra (com velocidade em relação à Terra que depende da órbita), o satélite igualmente orbita o Sol juntamente com a Terra a cerca de 30 km/s.

Algumas questões do CREF podem auxiliar no entendimento do que se passa em tais circunstâncias:

Por que a Lua não escapa?

Astronauta fora da nave

Por que não sentimos o movimento da Terra em relação ao Sol?

O restante da tua pergunta denota uma concepção equivocada, qual seja, a de que a velocidade dos corpos em relação ao Sol determina a “decomposicao da materia fisica “. Quando te referes a quando vemos um meteoro passar pela terra em velocidade, podemos observar uma cauda enorme atraz por causa da velocidade” podes estar te referindo a dois eventos diferentes:

– Meteoros que entram na atmosfera terrestre superaquecem conforme está discutido em Dúvida sobre meteoro: causa do aquecimento e razão da interferência com as telecomunicações.

– Alguns corpos celestes como os cometas, ao se aquecerem com a radiação solar, e sob a incidência do vento solar, podem ter parte da sua matéria vaporizada, desenvolvendo assim uma cauda visível. Mais detalhes em http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/comet.htm.

cometa_halebopp

Desta forma é importante destacar que a ocorrência de uma cauda em corpos que passam próximos ao Sol depende da composição química de tais corpos. Corpos de materiais não voláteis (por exemplo de ferro), podem se aproximar do Sol tanto ou mais do que um cometa e não apresentar a cauda. E esta decorre não da velocidade do corpo mas, conforme já notado, da sua composição química e da intensidade da radiação e do vento solar que lhe incide.

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 861.