X

Vapor d’água aumenta ao tirar a água da fonte térmica?

Boa tarde professores,

Da série: questionamento de fenômenos físicos do dia-a-dia.

Observei ao esquentar água em recipiente no fogão que, em temperatura de ebulição, ao retirar o recipiente do fogo o vapor d’água (pelo menos o visível aos olhos) saindo do recipiente parece aumentar. De maneira coerente à primeira observação, colocar de volta no fogo o recipiente faz com que diminua o vapor d’água saindo do mesmo.

A observação é correta ou estou sendo enganado pelo meu pouco-avançado instrumento de observação? Se for correta, qual é o motivo para isto?

Obrigadíssimo desde já;

Daniel

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

O vapor de água no ar é invisível. 

Visível é a névoa, cerração ou neblina que acontece quando a água no ar condensou, formando pequíssimas gotas de água líquida ou até de gelo (no caso das nuvens), constituindo um aerossol. Estas pequenas partículas de água líquida ou sólida no ar produzem o fenômeno óptico denominado espalhamento (scattering) da luz. Então aquela região do ar com o aerossol de água, quando iluminada por luz branca, se mostra esbranquiçada, com a conhecida aparência da névoa ou neblina. Vide também Nuvens não são massas de vapor?

Quando a água na panela está suficientemente quente, ou até em ebulição, pode-se perceber acima dela o aerossol que se forma graças à condensação no ar. A névoa não deve ser confundida com o vapor de água pois este é invisível como todo o restante de gás que constitui o ar!

Se for produzido um fluxo de ar sobre a panela, por exemplo com um leve sopro, a formação da névoa se intensifica pois o ar em temperatura mais baixa do que aquele que se encontra acima da água quente substitui o ar aquecido, favorecendo a formação de mais aerossol.  O mesmo ocorre quando a panela é retirada para longe do fogão, para uma região mais fria, aparecendo mais névoa sobre a panela e este fato é confundido indevidamente com um aumento da vaporização.

Um teste simples pode ser feito. Ao invés de retirar a panela de sobre o fogão, o aquecimento é interrompido. Então, diferentemente do que se observa quando a panela é transportada para longe do fogão, não aumenta a névoa sobre ela.

Outro teste constitui-se em colocar por alguns instante a panela com água quente no refrigerador. Rapidamente o ambiente frio interno ao refrigerador é inundado por névoa.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


2 comentários em “Vapor d’água aumenta ao tirar a água da fonte térmica?

  1. Daniel disse:

    Excelente Prof. Fernando.
    Muito obrigado pelo tempo e ensinamento. Uma felicidade enorme ter este meio de comunicação.

    Abraços,

  2. Carlos Breno disse:

    Fiquei um pouco “encucado” com essa parte de “resfriamento”. Por um momento me peguei pensando “como pode o ar em cima da xícara esfriar se o de baixo ta quente?”. Na verdade, o que esfria é aquele que ta escapando da xicara (por ebulição) porque colide com o ar acima da xicara, perdendo energia e formando o tal aerossol.
    Muito interessante essa postagem. Parabéns ao questionador e ao professor pela resposta.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *