X

Uso do termo “voltagem”

Olá, professores. Tudo certo? Uma dúvida bem rápida. É comum encontrar em livros de física o termo “voltagem” para designar Diferença de Potencial Elétrico. Porém, muitos reclamam do uso do termo, alegando ser apenas corriqueiro. No documento do SI do Inmetro, aparece apenas o termo “Diferença de Potencial Elétrico”. Nem “Tensão elétrica” aparece. Afinal, é correto utilizar o termo voltagem em um contexto científico? Em sala de aula seria melhor evitar?

Desde já grato

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O termo “voltagem” (assim como “amperagem”)  é inapropriado e a minha opinião pessoal é por evitá-lo, usando a expressão científica e consagrada de DIFERENÇA DE POTENCIAL ELÉTRICO (ddp).

Entretanto existe um termo consagrado entre os engenheiros e que também pode ser usado: TENSÃO ELÉTRICA (TE). Mas TE é mais geral do que ddp pois engloba também FORÇA ELETROMOTRIZ (fem).

A terminologia fem, que está consagrada, também foi em algum momento considerada inadequada (afinal fem não é força de fato) e se tentou substituir por eletromotância (terminologia que não vingou). Fem, cuja unidade de medida no SI também é volt, NÃO deve ser confundida com ddp. Isto e mais (um texto do Prof. Alexandre Medeiros) está discutido em uma postagem de 2015, complementar a esta: Lei de Faraday: força eletromotriz NÃO é diferença de potencial elétrico!

Vide também  Ainda sobre o uso dos termos voltagem, amperagem, … e o VOLP

“Docendo discimus.” (Sêneca)


11 comentários em “Uso do termo “voltagem”

  1. Maximiliano Santos da Rocha disse:

    É importante também destacar que é uma tradução mal feita da palavra em inglês “voltage”.

  2. Aldevan (Duke Francisco) disse:

    Pois é, meu professor ficava louco quando alguém falava “voltagem” ele dizia que era similar à alguém perguntar “Qual sua metragem?” já que o termo voltagem era usado para perguntar (Qual a tensão?) o que é correto perguntar e não “Qual a voltagem?”. Recentemente vejo excelentes professores doutores falando voltagem em vídeos ou seja “voltagem” não pode virar uma palavra em Português que tem sentido de unidade de medida da grandeza elétrica e se tornar aceito normalmente?

  3. DANILO ALCANTARA BELTOSO disse:

    Voltagem no meio não técnico eu até aceito. mas Amperagem é sacanagem.

  4. Ricardo Ivanov disse:

    Certa vez um Prof. meu da UFRGS, de Físico-Química Experimental, disse-me:
    “Tudo que termina com ‘agem’ é bobagem. Voltagem? Diferença de potencial elétrico. Amperagem? Corrente elétrica. Cubagem? Volume. Metragem? Área. Litragem? Volume. VIu? Tudo que termina com ‘agem’ é bobagem”.
    Só não se enquadra nos ‘agem’ o clássico (e popular) “fundura” para profundidade.
    Mas isso já está virando um problema para o pessoal da Letras! (risos)
    Grande abraço, Mestre Lang!

  5. EVANDRO WEINGARTNER disse:

    Três perguntas para o professor:

    1. Por que o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -, que tem autoridade, manteria as palavras voltagem e amperagem para não serem utilizadas nunca?

    2. QUEM é a autoridade que define isso – se alguém quiser mais que achismos pessoais?

    3. Como deveria ser redigida a frase “A amperagem da bateria do carro (capacidade de fornecer corrente) é de 70A/h”? Não seria, então, o caso de utilizar o termo certo no contexto adequado?

    Grato.

  6. Rafael disse:

    Obrigado pelo esclarecimento, sempre uso esse termo rsrs. Mas entre os instaladores e eletricista isso deve ser mais uma palavra abrasileirada de um idioma estrangeiro.

    É bom saber se é correto aquela palavra, mesmo que entre as pessoas que trabalham ainda chamamos por esse termo.

  7. Michael Lage disse:

    Amperagem e voltagem e termo popular para leigos ou metidos a entendidos do assunto, mas e o mesmo que dizer que a (litragem) de uma garrafa e de 2 litros, ou dizer que a (metragem quadradagem )de uma área e de 2 metros quadrados, praticamente e um pleonasmo, totalmente sem sentido e sem lógica.

  8. Douglas disse:

    Nos EUA se usa TENSÂO como VOLTAGE, do inglês, derivando da unidade Volts, se no Brasil não podemos usar que está errado, por que lá pode? Nós Brasileiros sabemos mais que os Americanos então sobre elétrica para não seguir o mesmo raciocínio que eles?

  9. Edson disse:

    Recentemente um médico perguntou qual o peso de minha filha (que estava com febre). Eu não respondi aproximadamente 200 newtons, eu respondi 20 “quilos” , nem sequer disse quilogramas. Acredito que alguns termos já se consolidaram em nossa cultura. Eu acho que em um primeiro momento, em sala de aula, pensando em uma problematização inicial podemos usar o termo voltagem, pois é este que os estudantes estão familiarizados, no seu cotidiano, após esse primeiro momento acho que podemos apresentar essa discussão. Creio que o mais importante é que o conceito físico dessa grandeza seja bem compreendido pelos estudantes.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *