Terra oca: argumento contra o mito
16 de maio, 2023 às 12:31 | Postado em Forma da Terra, Mitos, empulhações, notícias falsas, Ondas mecânicas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSProfessor Lang
Além da ideia estúpida da Terra ser plana há outra concepção esdrúxula: A Terra é oca.
Qual é na sua opinião o melhor argumento contra a Terra oca?
Agradeço sua resposta.
Existem muitos argumentos que demonstram ser a Terra não oca. Vou me deter em um deles, relacionado a como se sabe sobre a estrutura interna de nosso planeta a partir de evidências colhidas após eventos sísmicos por sismógrafos em diversas partes da sua superfície.
Uma fonte de ondas sísmicas pode ser um terremoto, ou uma erupção vulcânica, ou um movimento de magma, ou um grande deslizamento de terra ou até uma grande explosão artificial que produz ondas mecânicas com pequenas frequências abaixo da superfície do planeta.
Em um um evento como esse são geradas ondas do tipo P (ondas longitudinais, ondas sonoras) e ondas do tipo S (ondas transversais, ondas de cisalhamento). As ondas longitudinais se propagam tanto em meios sólidos quanto meios fluidos. As ondas transversais se propagam em meios sólidos mas não se propagam em meios fluidos pois fluidos não permitem esforços de cisalhamento.
Conforme está representado na figura 1 uma fonte de ondas sísmicas (source of seismic waves) gera ondas do tipo P e S. A figura também representa as trajetórias dos dois tipos de ondas mostrando uma grande zona de sombra para as ondas S devido a serem barradas pela parte líquida do núcleo da Terra.
As ondas P sofrem refrações na parte sólida da Terra (também acontecidas com as ondas S) e refrações ao atravessarem o núcleo, alcançando o outro lado do planeta em parte da região não atingida pelas ondas S. Entretanto também parecem regiões de sombra para as ondas P devido às refrações.
Em 1904 o geofísico Richard Dixon Oldham pela primeira vez, a partir de registros realizados em 1897 por sismógrafos ao longo da superfície da Terra, concluiu pela existência de um núcleo líquido no interior do planeta. Dali para diante os estudos sismológicos permitiram detalhar cada vez com maior precisão a estrutura interna da Terra.
Desta forma sabemos que a Terra não é oca e mais, conhecemos sua estrutura interna, inclusive as densidades e composição. Vide por exemplo Manto e Estrutura interna da Terra.
“Docendo discimus.” (Sêneca)