Temperaturas inferiores ao zero absoluto
15 de maio, 2017 às 18:14 | Postado em Estrutura da matéria, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Recentemente saiu em alguns sites que conseguiram atingir uma temperatura abaixo do zero de Kelvin. Isto é possível? Qual a explicação Física para este valor negativo, considerando que a temperatura mede a agitação das partículas?
O professor Carlos Alberto dos Santos (professor aposentado do IF-UFRGS e atualmente professor visitante da UFERSA), em 06/12/2013 na coluna DO LABORATÓRIO PARA A FÁBRICA de Ciência Hoje abordou o tema.
A sugestão do CREF é a leitura da matéria do professor Carlos, disponível em Micro, macro, quente e frio
__________________________________
Comentário no Facebook em 17/05/217 do Prof. Emmanuel Marcel Favre-Nicolin:
Essa noção de temperatura negativa é bem peculiar! É o regime em que a entropia diminui com aumento da energia segundo o artigo da Science e o valor negativo se deve a definição de temperatura.
Na coluna é explicado que a troca de energia vai do estado de temperatura negativa para o estado de temperatura positiva. O estado de maior entropia tem menor energia… De fato me parece mesmo que uma SUPOSIÇÃO EQUIVOCADA que parece gerar conflito é supor que se um ESTADO de MAIOR ENERGIA, terá NECESSARIAMENTE uma ENTROPIA MAIOR. Um dos ingredientes anunciado é que precisa ter um LIMITE SUPERIOR (e inferior) da ENERGIA para o sistema considerado para evitar a divergência das probabilidades de ocupação dos estados de alta energia.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1224.