Soma das cores branca e vermelha – Luz
10 de agosto, 2015 às 9:30 | Postado em Óptica, Percepção: Teoria das cores, visão, audição, ...
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/O que acontece quando “somamos” luzes de cores branca e vermelha? Pra mim, como a cor branca é a união de todas as cores, se eu somar vermelho ao branco vai continuar branco, não é?
Esta questão é mais complicada de ser respondida do que aparenta! 🙂
A complicação se deve a que cor é uma qualidade psicofísica (subjetiva) da luz. Ou seja, a cor das coisas depende também de nós que as vemos e do contexto em que vemos. Sugiro que antes de continuar a leitura desta postagem leias atentamente a postagem Por que vemos objetos pretos?
No sistema RGB (R – red, G -green, B – blue) o que usualmente enxergamos como branco na tela do computador é conseguido pela adição de vermelho, verde e azul em máxima intensidade. Entretanto na postagem acima indicada fica evidente que podemos perceber o mesmo cinza (o mesmo neste contexto significa que objetivamente os quadradinhos A e B são iguais no sistema RGB) como mais claro ou menos claro, se aproximando mais ou menos do branco. É importante notar que cinza no sistema RGB é obtido com as três cores em intensidades iguais mas menores do que a máxima.
Então em fiz um pequeno experimento utilizando o bem conhecido editor de imagens Paint. No retângulo de cima temos um cinza claro (quase branco) e no retângulo abaixo o cinza com mais vermelho.
O que vemos então nos dois retângulos acima é que o branco (na verdade cinza muito próximo do branco) se torna um branco avermelhado pela adição de mais vermelho.
Outras postagens sobre cores: Percepção: Teoria das cores, visão
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 887.