Sobre taxa de compressão de um motor acima da especificação do fabricante.
15 de julho, 2019 às 12:56 | Postado em Máquinas térmicas, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/BOM DIA!
O QUE PODE ACONTECER QUANDO UM MOTOR APRESENTA UMA TAXA DE COMPRESSÃO MAIOR QUE O ESPECIFICADO PELO FABRICANTE. EX:10,00:1 E APRESENTA 16,00:1.
Um motor que aspira a mistura de ar e combustível e depois a comprime, NÃO pode operar com taxa de compressão alta, muito acima das especificações do fabricante.
Ao comprimir a mistura gasosa, a temperatura se eleva. Se taxa de compressão é suficientemente elevada, antes de atingir o ponto de máxima compressão, ocorre a auto ignição (a combustão da mistura), isto é, antes de ser deflagrada a centelha na vela de ignição, a mistura explode. Tal ocorrência, além de implicar em perda de desempenho do motor, é prejudicial ao motor, produzindo danos importantes.
Um diferença tão grande quanto esta do exemplo – 10:1 para 16:1 – é um absurdo. Taxas de 16:1 são encontradas em máquinas diesel, isto, máquina que aspiram ar, o comprimem e então uma bomba injetora de alta pressão, introduz no cilindro o combustível que imediatamente entra em combustão. Vide Motor otto e motor diesel: qual é a diferença?
Sobre taxa de compressão vide mais em Taxa de compressão.
Vide também Máquinas térmicas à combustão interna de Otto e de Diesel.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Excelente.
Boa tarde! Amei a matéria e espero que cada dia posso aprender mais e mais com a vossa ajuda.