X

Rotação da Terra e centrifugação

É possível (teoricamente) a Terra girar em velocidade suficiente para que os objetos em superfície tivessem a gravidade anulada? Considerando fatores como mudança da forma terrestre, atmosfera, oceano… obg desde já

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Para acontecer a centrifugação de um corpo na superfície da Terra, no equador da Terra, o planeta deveria descrever uma rotação em torno do eixo polar em aproximadamente 1h24min ao invés de 24 h, sendo portanto a velocidade no equador de aproximadamente 28 mil km/h. O movimento de rotação da Terra e seus efeitos sobre o peso dos corpos está discutido em Por que PESO não deve ser tomado como sinônimo de FORÇA GRAVITACIONAL?, Diferença na aceleração da gravidade do polo para o equador  e Massa versus peso em balanças.

Um dos antigos argumentos contra a rotação da Terra no século XVI dizia respeito a que os corpos na superfície do planeta deveriam ser centrifugados. Foi somente no século XVII que a resolução desta objeção foi corretamente resolvida graças à Mecânica de Newton.

Cabe aqui um comentário sobre o analfabetismo científico de geocentristas atuais, principalmente os defensores da alopração da Terra Plana, que retomam o velho argumento para “provar” que a Terra não pode estar girando.

Nota que se imaginarmos a Terra com uma esfera rígida descrevendo uma rotação em 1h20min qualquer corpo (sólido, líquido ou gasoso) que estivesse em movimento com ela no equador e apenas interagisse com ela gravitacionalmente, estaria na situação de microgravidade discutida em Microgravidade é o mesmo que gravidade nula?. Ora, a ligação da matéria que constitui o próprio planeta é fraca suficiente para que no caso de a Terra ser acelerada, muito antes de atingir as condições imaginadas acima (período de 1h20min), ja existiriam grandes deformações na forma do planeta.

Outra postagem sobre o tema: Gravidade e rotação da Terra

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 925.


2 comentários em “Rotação da Terra e centrifugação

  1. Mário Chaparro disse:

    Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida em relação a uma reportagem do JN sobre a Estação Espacial Internacional, onde a primeira mulher iria fazer um conserto na parte externa na nave. Tudo foi filmado, ela fez tranquilamente todo o conserto e retornou a nave sem maiores problemas. A pergunta que gostaria de fazer é a seguinte: A astronauta quando estava na nave estava com uma velocidade de cerca de 1600Km/h, quando ela saiu da nave não ocorreu nenhuma anormalidade, isso seria impossível se ela realmente estivesse sob tamanha velocidade, existe alguma explicação?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *