Rotação da Terra e centrifugação
23 de maio, 2017 às 16:43 | Postado em Astronomia, Forças inerciais, Forma da Terra, Gravitação, Mítica Terra Plana
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/É possível (teoricamente) a Terra girar em velocidade suficiente para que os objetos em superfície tivessem a gravidade anulada? Considerando fatores como mudança da forma terrestre, atmosfera, oceano… obg desde já
Para acontecer a centrifugação de um corpo na superfície da Terra, no equador da Terra, o planeta deveria descrever uma rotação em torno do eixo polar em aproximadamente 1h24min ao invés de 24 h, sendo portanto a velocidade no equador de aproximadamente 28 mil km/h. O movimento de rotação da Terra e seus efeitos sobre o peso dos corpos está discutido em Por que PESO não deve ser tomado como sinônimo de FORÇA GRAVITACIONAL?, Diferença na aceleração da gravidade do polo para o equador e Massa versus peso em balanças.
Um dos antigos argumentos contra a rotação da Terra no século XVI dizia respeito a que os corpos na superfície do planeta deveriam ser centrifugados. Foi somente no século XVII que a resolução desta objeção foi corretamente resolvida graças à Mecânica de Newton.
Cabe aqui um comentário sobre o analfabetismo científico de geocentristas atuais, principalmente os defensores da alopração da Terra Plana, que retomam o velho argumento para “provar” que a Terra não pode estar girando.
Nota que se imaginarmos a Terra com uma esfera rígida descrevendo uma rotação em 1h20min qualquer corpo (sólido, líquido ou gasoso) que estivesse em movimento com ela no equador e apenas interagisse com ela gravitacionalmente, estaria na situação de microgravidade discutida em Microgravidade é o mesmo que gravidade nula?. Ora, a ligação da matéria que constitui o próprio planeta é fraca suficiente para que no caso de a Terra ser acelerada, muito antes de atingir as condições imaginadas acima (período de 1h20min), ja existiriam grandes deformações na forma do planeta.
Outra postagem sobre o tema: Gravidade e rotação da Terra
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 925.
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida em relação a uma reportagem do JN sobre a Estação Espacial Internacional, onde a primeira mulher iria fazer um conserto na parte externa na nave. Tudo foi filmado, ela fez tranquilamente todo o conserto e retornou a nave sem maiores problemas. A pergunta que gostaria de fazer é a seguinte: A astronauta quando estava na nave estava com uma velocidade de cerca de 1600Km/h, quando ela saiu da nave não ocorreu nenhuma anormalidade, isso seria impossível se ela realmente estivesse sob tamanha velocidade, existe alguma explicação?
Ela saiu da nave e permaneceu com a velocidade da nave pois nada há lá fora que possa alterar a sua velocidade. Seria muito diferente se a nave estivesse se movendo na atmosfera pois então ela seria freada pela atmosfera. Nota que a ISS está acima da atmosfera, no vácuo. Vide Astronauta fora da nave.
Boa noite professor, parabéns pela postagem, fiquei com dúvida apenas como chegou a esse resultado de 1h24min, o senhor poderia demonstrar como se chega a esse resultado?
Este tempo de 1h24min é o período de um corpo em órbita rasante no equador da Terra. O período da Estação Espacial Internacional é apenas sete minutos maior do que 1h24min pois a altitude da Estação é pequena comparada ao raio da Terra. Ou seja, a órbita da EEI é quase rasante à superfície da Terra.