X

Respirar embaixo da água

Se as moléculas de água possuem mais oxigênio que hidrogênio, porque não podemos respirar embaixo d’água aproveitando o oxigênio das moléculas como os peixes?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A água possui mais oxigênio em massa pois em número de átomos há mais hidrogênio.

Entretanto nem os peixes respiram o oxigênio das moléculas de água!

Um átomo oxigênio está ligado a dois átomos de hidrogênio e para desfazer esta ligação é necessária uma quantidade de energia grande, maior do que a quantidade de energia liberada em processos metabólicos de animais que respiram oxigênio. Vide a discussão sobre o dispêndio de energia para produzir hidrogênio (e oxigênio) gasoso a partir da água em Carro movido a água: milagre ou empulhação?

Muitos animais aquáticos (por exemplo os peixes), por intermédio das guelras ou brânquias, conseguem retirar oxigênio que está dissolvido na água e também excretar para a água o gás carbônico. Então é desta forma, e nunca por decompor a molécula de água, que animais com guelras capturam o oxigênio necessário ao seu metabolismo.

Uma evidência de que peixes necessitam de oxigênio dissolvido na água é a necessidade dos borbulhadores de ar em aquários. Quando em um rio poluído por material orgânico a carga de material poluidor é demasiada, a água fica tão pobre em oxigênio dissolvido que ocasiona mortandade de peixes por asfixia (vide Demanda bioquímica de oxigênio).

Desta forma nós, e outros animais que possuem exclusivamente pulmões ao invés de guelras, inclusive baleias e demais cetáceos, não podemos respirar retirando oxigênio dissolvido na água.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


2 comentários em “Respirar embaixo da água

  1. Renato Ranzini Rodrigues disse:

    O cara acha que o organismo dos peixes quebra a molécula de água e retira o oxigênio assim… Ô, Ensino Médio fraco…

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *