Relatório sobre o Pergunte ao CREF entre março de 2010 e novembro de 2017
21 de dezembro, 2017 às 14:36 | Postado em Pergunte ao CREF
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/O Pergunte ao CREF foi inaugurado em março de 2010.
Esta postagem faz uma retrospectiva do Pergunte ao CREF até o final de novembro de 2017, antes da migração para o WordPress.
Relatório sobre o Pergunte ao CREF entre junho de 2013 e novembro de 2017
O SETOR PERGUNTE AO CREF
O setor Pergunte ao CREF (http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=normas) existe desde maio de 2010, tendo iniciado com a transposição de 183 perguntas respondidas pelo professor Fernando Lang da Silveira no Yahoo Respostas desde 2005.
No Pergunte ao CREF são respondidas perguntas e dúvidas conceituais sobre variados assuntos de Física, formuladas por qualquer pessoa que preencha o formulário disponível para tal fim (http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=pergunte).
Atualmente o sítio possui um total de 1031 postagens, exclusivamente em português, tratando de variados temas de Física, História e Filosofia da Ciência e outras Ciências, acessíveis através de um índice geral (http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=indice) que oferece, além dos títulos das postagens, um sistema de pesquisa a partir de palavras-chave.
As postagens, respondendo questionamentos específicos, foram possíveis devido a colaboração de 28 professores da UFRGS e mais 10 professores de outras instituições.
O PERGUNTE AO CREF NAS REDES SOCIAIS E NAS PESQUISAS COM O GOOGLE
O CREF tem sido divulgado há alguns anos em cerca de quatro dezenas de comunidades de Física do Facebook. As perguntas são divulgadas nas comunidades e os interessados nas respostas acessam o endereço que as acompanham, remetendo-os ao sítio no IF-UFRGS.
Esta forma de divulgação do Pergunte ao CREF tem sido responsável por lhe dar grande visibilidade. Foi por intermédio das redes sociais que os acessos cresceram nos anos iniciais. Atualmente a divulgação continua nas comunidades de Física do Facebook mas a busca pelas postagens do CREF se originam certamente em pesquisas com o Google.
Muitas pesquisas com o Google colocam as postagens do CREF no topo dos resultados. A guisa de exemplos indicamos algumas dessas pesquisas, realizadas com as seguintes palavras:
– consumo carregador celular
– força impacto
– 110 127 220
– distância terra lua
– perímetro antártida
– sombra eclipse lua
– lua laranja
– força impacto
– refuta terra plana
– relatividade relógios
– centro gravidade massa
– descarga elétrons ar
– eletrostática demonstrações
– área força atrito
– vórtice coriolis
– antenas parabólicas apontam
– material fio resistência
– material blindagem magnética
– corrente perigosa
– motor otto diesel
– água impacto queda
– achatamento terra
OS ACESSOS AO PERGUNTE AO CREF DESDE 2013
Somente em 2013, portanto três anos após sua implantação, o Pergunte ao CREF recebeu contadores de acessos e passou a ser monitorado também pelo Google Analytics. A seguir apresentam-se algumas informações sobre a quantidade e a distribuição geográfica dos acessos desde junho de 2013 até final de novembro de 2017.
Na figura 1 é um gráfico com a série temporal dos acessos a partir de junho de 2013.
Conforme se observa na figura 1 o Pergunte ao CREF iniciou com cerca de 15 mil acessos mensais. Há variações sazonais nesta série temporal, entretanto é notória a tendência de crescimento ao longo de todo o tempo. Atualmente o Pergunte ao CREF atinge 100 mil acessos mensais ou cerca de 3 a 4 mil acessos por dia.
Em outubro de 2013, devido a diversas postagens sobre as mal elaboradas questões de Física do ENEM 2013, houve um pico com quase 60 mil acessos. A visibilidade que o CREF adquiriu a partir daí repercutiu em um aumento importante na frequência de acessos mensais.
A figura 2 apresenta em um gráfico de barras o total de acessos anuais desde 2013.
Apesar de ainda faltar um mês para o final de 2017, o Pergunte ao CREF superou a marca de um milhão de acessos neste ano e 3,7 milhões de acessos desde 2013.
Do total de acessos, 92% são originados no Brasil. Entretanto como se pode ver na figura 3 há acessos originados em praticamente todo o globo. Conforme se observa a figura representa a distribuição geográfica das sessões (em uma sessão pode ocorrer mais de um acesso às postagens) segundo o Google Analytics.
A origem estrangeira, por ordem de prevalência é Portugal, EUA, Moçambique, índia, Angola, França, Alemanha, Reino Unido e mais 57 países (com mais de 50 sessões).
A figura 4 mostra que as sessões brasileiras se originaram em todas as unidades federativas da nação.
Os estados brasileiros com mais de 100 mil sessões são os seguintes: SP (700 mil), RS (346 mil), MG (285 mil) RJ (285 mil), PR (167 mil), SC (115 mil) e BA (110 mil).
A distribuição por cidades brasileiras apresenta uma lista de 836 delas com mais de 100 sessões. Na cidade de São Paulo se originaram 338 mil sessões, seguida pela cidade do Rio de Janeiro com 200 mil sessões e depois Porto Alegre com 188 mil sessões.
Desta forma fica evidenciado que o Pergunte ao CREF coloca a UFRGS como a única universidade nacional com este tipo de atividade de extensão, alcançando todo o país.
AS QUINZE POSTAGENS MAIS CONSULTADAS DO PERGUNTE AO CREF
Elencam-se a seguir as quinze postagens mais consultadas do Pergunte ao CREF com o total de acessos até o final de novembro de 2017.
Mito ou verdade? Consumo dos carregadores de celulares – 134 mil acessos
Qual é a distância entre a Terra e a Lua? – 91 mil acessos
Potência do condicionador de ar? – 64 mil acessos
No fio neutro da nossa casa passa corrente? – 64 mil acessos
Dúvidas com relação à voltagem 110 V e 220V – 59 mil acessos
Dúvidas sobre 110 V, 127 V e 220 V – 59 mil acessos
Qual o peso equivalente que uma pedra de massa igual a 1 kg chega ao solo, jogada do 6 andar de um edificio? – 57 mil acessos
Chuveiro elétrico: por que não levamos choque se água está em contato com a parte eletrificada do resistor de aquecimento? – 53 mil acessos
Como calcular impacto sabendo a massa e a velocidade? – 50 mil acessos
Como se demonstra a impossibilidade do motor magnético de Perendev? – 47 mil acessos
Motor otto e motor diesel: qual é a diferença? – 43 mil acessos
Campo elétrico nulo no interior dos condutores – 41 mil acessos
Qual é o metal usado para resistência de chuveiros, ebulidor, secador de cabelo? – 40 mil acessos
Cilindrada, rotação, taxa de compressão e potência do motor – 37 mil acessos
Questão 57 (Prova Azul) de Ciências da Natureza – 2013 SEM RESPOSTA! – 37 mil acessos
Conforme se observa pelos títulos, as postagens de um modo geral não tratam de problemas acadêmicos de Física, exceto por duas delas, uma que se refere ao campo elétrico em condutores e a outra sobre a terrível questão do ENEM de 2013.
O Pergunte ao CREF, além de ser consultado por alunos e professores de Física de todos os níveis – conforme temos recebidos muitas referências por mensagens de correio eletrônico, nas discussões do Facebook e até pessoalmente -, é procurado também pelo público em geral como bem evidencia a postagem mais acessada, tratando do consumo dos carregadores de aparelhos celulares.
Há já diversos causos envolvendo o Pergunte ao CREF, relatados em um episódio do Programa Fronteiras da Ciência da Rádio da Universidade. O programa pode ser ouvido em http://frontciencia.me/2q9UfSj.
O PERGUNTE AO CREF NOS PRÓXIMOS ANOS
Ainda em dezembro de 2017 o Pergunte ao CREF evoluirá do atual sítio para um novo sistema baseado no WordPress conforme consta no Anexo.
Na nova versão a ser implantada haverá notórias melhorias tanto para o usuário, quanto para os gerenciadores do sítio.
O sistema de edição das postagens comportará mídias que até agora não podiam ser utilizadas (por exemplo o uso de vídeos nas postagens). O modo de edição das postagens terá muitas facilidades não existentes na versão atual do sítio, como por exemplo, a editoração de equações.
As postagens poderão ser classificadas em categorias de conteúdo. Somente esta categorização é um trabalho extenso a ser feito pois atualmente há 1031 postagens.
O usuário do Pergunte ao CREF poderá comentar a postagem de seu interesse. Tais comentários passarão por um moderador que também deverá se encarregar de administrar as possíveis discussões assim originadas.
Desta forma muito trabalho ocorrerá após a migração para o WordPress pois todas as postagens já feitas deverão ser revistas, alteradas eventualmente, categorizadas.
“Docendo discimus.” (Sêneca)