Questão do vestibular da PUCRS 2026: resfriamento do café em xícaras
24 de novembro, 2025 às 13:44 | Postado em Questões do ENEM, vestibulares, concursos, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSConsidere duas xícaras idênticas em forma e volume, porém confeccionadas de materiais diferentes, uma de cerâmica e outra de vidro fino, que são preenchidas com a mesma quantidade de café à mesma temperatura. Após alguns minutos, nota-se que a temperatura do café na xícara de vidro está menor que a do café na xícara de cerâmica. Isso ocorre, principalmente porque
a) a capacidade térmica da cerâmica é menor que a do vidro.
b) a capacidade térmica da cerâmica é maior que a do vidro.
c) o calor específico do café é menor que o da cerâmica.
d) o calor específico do café é menor que o do vidro.
Resposta oficial: B
Não seria letra A, pois a xícara de cerâmica “roubou” mais calor do café, provocando maior resfriamento. Á xícara de cerâmica tem menor capacidade térmica, portanto.
Grato pela atenção!
Ricardo Cavalcanti
Antes de tentar encontrar a alternativa correta vou destacar alguns problemas na questão:
– Não está especificado se as temperaturas iniciais das xícaras eram as mesmas.
– Há trocas de energia (pelo processo de calor) não apenas entre o café e a xícara mas também com o ambiente. A maneira principal de líquidos resfriarem se estiverem em contato com o ar do ambiente é por evaporação conforme discutido em Em que situação a comida esfria mais rapidamente?
– A capacidade térmica não é uma propriedade da cerâmica ou do vidro mas da xícara de cerâmica e da xícara de vido. As propriedades da cerâmica ou do vidro (entre outras) são o calor específico e a condutividade térmica dessas substâncias.
Agora passo para a resposta.
Se não houvesse perda de energia do sistema café-xícara para o ambiente (isto deveria estar explícito na raiz da questão), então o resfriamento dependeria exclusivamente da troca de energia pelo processo de calor entre o café e a xícara. Admitindo que a temperatura inicial dos café fosse a mesma nas duas xícaras então o café resfria menos na xícara com menor capacidade térmica.
O café resfriou menos na xícara de cerâmica (conforme o enunciado da questão), logo a xícara de cerâmica tem menor capacidade térmica que a xícara de vidro, portanto a resposta seria a letra A como indicaste.
Entretanto, se pensarmos realisticamente há perda de energia entre o café e o meio externo através da parede da xícara (além do importante processo evaporativo já notado) e esta perda depende da condução térmica e de outras características da parede. Assim sendo não há alternativa correta.
ADICIONADO em 23/11/2025: a questão foi anulada.
“Docendo discimus.” (Sêneca)

Caro professor Lang,
As vezes eu me espanto com a quantidade de questões mal formuladas pelas instituições de ensino durante seus processos seletivos.
Me veio a cabeça a expressão:
Q=m c ∆T com C = mc, C é capacidade termica.
Essa expressão nao fala nada sobre o tempo (ou velocidade ) com que um corpo perde ou ganha calor, mas sim, sobre a relação da sua capacidade de armazenar energia térmica e a variação de temperatura em decorrência dessa quantidade de energia armazenada.
Portanto, a questão realmente foi mal formulada, mas eu quase que aceitei a resposta B como correta.
Obrigado por esclarecer mais uma questão mal formulada! 😀
Como atualização, no dia 25 de Novembro a banca optou por anular a questão (ainda bem!). Inclusive queria deixar os parabéns para a banca por reconhecer os problemas da questão, mostrando respeito pelos estudantes (e pela física hehe)