X

Em que situação a comida esfria mais rapidamente?

Quando acabamos de preparar uma comida, como arroz ou feijão, geralmente deixamos que a comida esfrie um pouco na própria panela em que foi preparada antes de pô-la no prato para comer. Minha mãe diz que não vê diferença entre deixar a panela tampada ou destampada, que a comida esfriará no mesmo tempo. Já eu tenho a impressão de que a comida esfria mais rapidamente se a panela fica destampada.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

A rapidez do resfriamento da comida é maior em uma panela aberta do que em uma panela fechada. Esta diferença se deve a que, além dos processos de transferência de energia (calor) que acontecem em uma panela fechada, soma-se na panela aberta a perda importante de energia (e massa) por evaporação.

A Figura 1 apresenta dois pratos inicialmente com a mesma quantidade de água quente na temperatura de 60°C. Um dos pratos estava aberto e o outro fechado e ao longo de 14 horas  a temperatura da água foi  em ambos foi medida, assim como a temperatura ambiente.

A Figura 2 apresenta a temperatura em cada prato e no ambiente em função do tempo. No prato aberto, devido a evaporação que está impossibilitada no prato fechado, o resfriamento é muito mais rápido. Em cerca de 45 minutos a água no prato aberto se encontra na temperatura ambiente enquanto no prato fechado tal aconteceu em cerca de 5 horas.

Devido à evaporação, a água no prato aberto desce abaixo da temperatura ambiente, permanecendo até o final do experimento (portanto durante 13 horas) cerca de 2°C abaixo da temperatura ambiente.

Sobre o experimento dos dois pratos vide UM CICLO DE MODELAGEM SOBRE A LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON. O efeito de resfriamento da água por evaporação pode atingir mais de 10°C abaixo da temperatura ambiente se a superfície do liquido for aumentada como no caso descrito em Ventilador borrifador de água baixa a temperatura ambiente?

Mais sobre o efeito da evaporação no resfriamento vide Resfriamento do álcool ou da água por evaporação.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


3 comentários em “Em que situação a comida esfria mais rapidamente?

  1. Jeferson Barp disse:

    A minha duvida persiste nos primeiros 5 ou 10 min, entendo que a diferença entre aberto e fechado faz pouca diferença na queda de temperatura, já a diferença na perda de agua do alimento neste intervalo inicial de tempo pode ser significativo entre os dois experimentos.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *