X

Questão 61 do ENEM 2012

A questão que segue consta na Prova Azul e pode ser encontrada em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_sab_azul.pdf

 

A eficiência das lâmpadas pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo luminoso, cuja unidade é o lúmen (lm). O consumo está relacionado à potência elétrica da lâmpada que é medida em watt (W). Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40 W emite cerca de 600 lm, enquanto uma lâmpada fluorescente de 40 W emite cerca de 3 000 lm.

Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é

A) maior que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz menor quantidade de luz.

B) maior que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de luz.

C) menor que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz a mesma quantidade de luz.

D) menor que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois consome maior quantidade de energia.

E) igual a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que consome a mesma quantidade de energia.

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

        Tentando uma classificação da Questão 61 entre as questões de Física admito considerá-la como incluída em Óptica dado que correlaciona o fluxo luminoso com a potência elétrica em lâmpadas. Entretanto esta questão NÃO envolve nenhum conhecimento de Óptica para resolvê-la, restringindo-se ao entendimento do que sejam RELAÇÔES DE PROPORCIONALIDADE DIRETA.

No enunciado da questão lê-se “a razão, considerada linear,”. De fato deveria ter sido escrito “A RAZÃO, CONSIDERADA CONSTANTe,”.

 Uma razão entre duas variáveis, linearmente relacionadas, SOMENTE é constante se a relação linear entre elas tiver o termo INDEPENDENTE NULO, isto é, se as variáveis guardarem entre si uma RELAÇÃO DE PROPORCIONALIDADE DIRETA. Portanto, além de ser sem significado a afirmação “a razão, considerada linear”, a suposição de relação linear entre as variáveis é demasiadamente geral para que a questão tivesse apenas uma alternativa correta entre as alternativas oferecidas. É evidente pela resposta correta, dada no gabarito oficial, que os redatores da questão pretendiam simplesmente afirmar que a razão é constante.

O endereço abaixo acessa a íntegra do estudo realizado sobre as 6 questões de Física na Prova de Ciências da Natureza (2012) com sérios problemas de formulação: 

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Quest_Fisica.pdf

O endereço abaixo acessa um estudo comparativo entre o Concurso Vestibular da UFRGS e o ENEM entre 2010 e 2013 demonstrando a precariedade, a fraqueza e a iinconsistência da prova de Redação no ENEM:

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/RESULTADOS_UFRGS_ENEM.pdf

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2577.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *