Quantidade de vapor de água no ar em um quarto
11 de julho, 2022 às 12:47 | Postado em Gás e vapor, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSBom dia!
No exemplo encontrado em Umidade relativa: o que é e como se determina?: “…a 30°C pode existir no máximo 4% de moléculas de água no estado de vapor no ar;”, num cômodo com 27m³, quantos ml de água temos em forma de vapor?
Muito agradecida pela generosidade em compartilhar conhecimento.
A quantidade de vapor de água no ar depende da temperatura e da umidade relativa. A 30°C, conforme a Tabela 1 encontrada no artigo Determinando a umidade absoluta do ar …., a máxima quantidade de vapor de água no ar (isto é, quando a umidade relativa é 100%) é cerca de 30,4 g por metro cúbico de ar.
Desta forma em um quarto com um volume de 27 metros cúbicos a máxima quantidade de vapor de água no ar é 27×30,4g = 821g. Caso a umidade relativa seja por exemplo 70%, conforme o artigo supracitado, a massa de vapor de água no ar se reduz para 0,7x821g = 575g.
Se a totalidade do vapor de água no ar fosse liquefeito resultaria em no máximo 0,82 litros de água líquida ou 0,57 litros caso a umidade relativa seja 70%.
Para outras condições de temperatura e umidade relativa do ar o cálculo é realizado da mesma forma a partir dos valores apresentados na Tabela 1 ou das equações do artigo disponível no Research Gate Determinando a umidade absoluta do ar ….
Cabe finalmente destacar que a quantidade máxima de vapor de água no ar diminui rapidamente conforme baixa a temperatura. O gráfico da Figura 1, retirado do artigo supracitado, representa dependência da umidade absoluta máxima com a temperatura.
Outras postagens tratando tema:
Quantidade de água em um determinado volume de ar: como calcular?
Umidade relativa versus umidade absoluta
“Docendo discimus.” (Sêneca)