Qual é a explicação para a produção de campos eletromagnéticos?

Olá professor Lang, nos é ensinado que corrente elétrica produz campo eletromagnético. Fisicamente, por que há essa produção de campo eletromagnético? Obrigado!

Explicar cientificamente algo é deduzir o explicandum – aquilo que se quer explicar – de outros enunciados que constituem o explicans – aquilo que explica – (vide seção 2 de A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE KARL POPPER: O RACIONALISMO CRÍTICO).

As teorias científicas possuem em sua base enunciados fundamentais – as leis ou princípios – que não são passíveis de explicações mas que tem o poder de explicar uma larga classe de outros enunciados, muitos  fatos e resultados experimentais.

Nas equações fundamentais ou princípios do eletromagnetismo, as Leis de Maxwell, encontra-se que campos elétricos e magnéticos são produzidos por cargas elétricas. E isto é tudo que se pode dizer nesta teoria. Ou seja, partindo-se desta teoria, a afirmação “que corrente elétrica produz campo eletromagnético” é um enunciado fundamental que descreve algo que não pode ser explicado.

Finalmente é importante notar que qualquer teoria científica parte de enunciados que não são explicáveis dentro dessa teoria e que, portanto, o conhecimento científico não tem como objetivo a explicação de tudo.

2 comentários em “Qual é a explicação para a produção de campos eletromagnéticos?

1. Denrlei disse:

Boa noite professor, tudo bem? Como não há uma explicação do motivo, pelo qual, a corrente elétrica produz um campo eletromagnético. Pensando na mecânica quântica, o que é o campo eletromagnético? Digo, qual seria sua composição “atômica”? Ele é composto por elétrons, prótons, etc… ? Não sei se ficou clara minha dúvida. Desde já agradeço.