Por que pode aumentar a precipitação da chuva após raios?
17 de setembro, 2019 às 7:05 | Postado em Eletricidade, Outros temas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Ao ler uma resposta abordando o assunto de raios, lembrei de uma curiosidade que ocorreu-me ao observar a formação de relâmpagos durante uma chuva; relâmpagos maiores ou mais próximos precediam um aumento na precipitação. Qual seria a relação física por trás de tal fenômeno?
O aquecimento do ar causado pelo raio não deveria dificultar a precipitação? Ou este efeito é superado pelo efeito da onda de choque propagada? Quais outros fatores estariam envolvidos?
Segundo o artigo The electrification of thunderclouds and the rain gush (A eletrificação das nuvens de trovoada e o jorro de chuva) o campo elétrico estabelecido no interior de nuvens é capaz de sustentar (levitar) as gotas de água líquida ou sólida (hidrometeoros), impedindo-as de cair. Quando ocorre um raio este campo é suprimido, seguindo-se a queda dos hidrometeoros, determinando um jorro de chuva.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Prof. Lang, isso significa que a sustentação das gotículas de água nas nuvens é explicada pela combinação de dois fenômenos: 1) correntes de ar ascendentes sobre gotículas em queda com baixa velocidade terminal e 2) campos elétricos entre o solo e as nuvens ou entre nuvens? Não consigo imaginar como esses campos elétricos, por si só, produziriam uma força resultante para cima nas nuvens, a não ser que fossem repelidas pelo solo. Vou ler o artigo pra ver se compreendo o fenômeno.