X

Por que os corpos celestes (planetas, estrelas, cometas, etc.) tendem a serem arredondados?

Pergunta originalmente feita em:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AlF7c15yiAwT7LeGa6wJmE3J6gt.;_ylv=3?qid=20100304202234AA2ow9I

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Quando corpos pequenos se juntam, devido à força de atração gravitacional entre eles, para formar um corpo celeste, há uma diminuição da energia potencial gravitacional do sistema constituído originalmente pelos mesmos corpos separados. A geometria que MINIMIZA a energia potencial gravitacional desse sistema é a geometria esférica, ou seja, qualquer outra geometria para um planeta implicaria em que a auto-energia potencial gravitacional do planeta não seja a mínima possível. Portanto tal forma é explicada por uma “lei de minimização da energia potencial gravitacional”.

Se o corpo tiver rotação (como é o caso da Terra), essa forma se desvia da forma esférica, ocorrendo um achatamento do diâmetro polar em relação ao diâmetro equatorial devido à “centrifugação” maior das massas situadas na região equatorial. Mas de fato esse achatamento para a Terra é muito pequeno, cerca de apenas 20 km é a diferença entre o raio equatorial e o raio polar (tal representa apenas 0,3% do diâmetro equatorial).

Desta forma a geometria da Terra é MUITO aproximadamente esférica e mesmo as rugosidades da sua superfície (montanhas, vales, …) representam proporcionalmente menos do que as rugosidades que encontramos em uma bola de futebol!

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1277.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *