Por que ocorre reflexo da paisagem na superfície da água?
4 de outubro, 2010 às 12:00 | Postado em Óptica, Óptica geométrica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Não pode ser “reflexão total” já que a imagem refletida está justamente do lado de fora da água (meio menos refringente). Grato desde já a quem tentar me ajudar.
Pergunta originalmente feita em
http://br.answers.yahoo.com/question/
Comentário do autor da pergunta após a resposta:
Muito obrigado não só pela resposta mas por toda atenção, destacada nos detalhes do texto. Realmente vc teve boa (digo ótima) vontade em ajudar.
Quando a luz que se propaga no ar atinge a superfície da água, parte dela (parte da energia luminosa) é refletida e parte é refratada. O fenômeno da refração é sempre acompanhado do fenômeno da reflexão! Quanto maior o ângulo de incidência (quanto mais rasante à superfície da água a luz incidir), tanto maior é a parte da luz refletida. Quando enxergas a paisagem distante refletida na superfície da água, estás recebendo raios luminosos que atingiram a superfície da água segundo ângulos de incidência grandes (isto é, raios luminosos rasantes à superfície da água) e, portanto, grande parte da energia luminosa incidente não é refratada mas refletida. Assim a superfície da água funciona como um espelho, tendendo a um espelho que tudo reflete quando o ângulo de incidência se aproxima dos noventa graus ou a direção de propagação da luz incidente tender a ser paralela à superfície da água. A foto abaixo, colhidas em um igarapé do Rio Negro em Anavilhanas (Amazonas), exemplificam que a superfície calma da água pode ser um espelho quase perfeito.
Mesmo quando nos miramos na superfície da água calma, podemos discernir nossa imagem por reflexão; nesse caso há pouca reflexão porque a luz incide quase perpendicularmente à superfície da água mas, dependendo das condições de iluminação, podemos nos ver.
O mito de Narciso, o rapaz da mitologia grega que se apaixona pela sua própria imagem em um lago, exemplifica belamente a possibilidade da reflexão da luz ao passar do ar para a água. Para finalizar destaco que também quando a luz passa da água para o ar, sempre há reflexão, podendo nesse caso acontecer a “reflexão total” para ângulos de incidência bem menores do que noventa graus.
Outras postagens relacionadas com esta:
Pintura de Narciso por Caravaggio
Espelho de água perfeito: quais as fotos estão invertidas?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 11302.
olá. me perdoe a pergunta. apesar de eu achar um absurdo, muitas pessoas são terraplanistas. (inclusive pessoas perto de mim) um dos argumentos é q se a terra é redonda, os espelhos d´aguas como no mar, deveriam refletir imagens menores, pois seria um espelho convexos. Como eu posso refutar isso? obrigada desde já
O raio de curvatura do espelho é o raio da Terra, cerca 6,3 mil km, e portanto este espelho conjuga imagens que diferem de maneira imperceptível daquelas que se obteriam em um espelho plano.
obrigada!
Professor, aqui também poderíamos pensar que devido aos movimentos no oceanos temos reflexão difusa?
A discussão da postagem trata de uma superfície lisa, sem perturbações. As ondas na superfície tornam a reflexão mal comportada, assemelhando ao que se denomina de reflexão difusa como você propôs.