X

Por que não adianta esterçar o volante em frenagens quando as rodas bloqueiam?

Bom dia senhores, por gentileza, caso seja possível esclareça-me uma dúvida: O sistema ABS para veículos tem como principal objetivo a manutenção da dirigibilidade pois, este sistema mantém a roda em atrito estático. Por que quando travamos as rodas de um veículo( atrito dinâmico) não conseguimos mudar o carro de direção, ou seja, podemos esterçar o volante para qualquer lado que mesmo assim, o carro sai em linha reta?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

De fato o freio ABS impede o deslizamento das rodas sobre a pista, valendo então a força de atrito ESTÀTICO. Vide Pode o freio ABS ser desvantajoso em relação ao freio convencional em alguma circunstância?

A força de atrito ESTÁTICO, além de posssuir intensidade maior do que a força de atrito CINÉTICO, pode ser exercida em qualquer direção enquanto a força de atrito CINÉTICO somente é exercida na direção da velocidade do automóvel e em sentido contrário a esta.

O bloqueamento ou estancamento da rodas implica necessariamente que as forças de atrito CINÉTICO sejam aplicadas nas rodas em sentido contrário ao da velocidade do automóvel e, portanto, somente podem afetar o valor da velocidade mas não a sua direção.

A força de atrito ESTÁTICO em cada uma das rodas dianteiras do automóvel, quando se esterça o volante durante a frenagem, torcendo as rodas em direção oblíqua à da velocidade do automóvel em relação à pista, é então exercida em direção oblíqua a da velocidade (vide figura onde estão representadas as forças de atrito apenas nas rodas dianteiras), alterando a velocidade em módulo e a reduzindo em valor também.

Outras postagens sobre temas relacionados: Atrito.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 981.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *