Por onde devo começar a estudar para uma melhor observação do céu?

Bom dia, Professor. A pergunta é simples: Por onde devo começar a estudar para uma melhor observação/compreensão astronômica? Tenho um conhecimento extremamente baixo sobre, porém gostaria de me aprofundar mais no que tange à observação celeste, tal como movimento dos planetas, movimento aparente do céu, movimento da terra, etc. Considerando o fato que “estudo sozinho” me vejo perdido diante de tanta matéria para dar o primeiro passo. Obrigado.

Respondido por: Profa. Maria de Fátima Saraiva (IF-UFRGS)

Atualmente existe uma grande quantidade de material para ensino e divulgação da Astronomia, tanto digital quanto impresso, que eu poderia indicar. Vou selecionar alguns que conheço bem e que sei que podem ser encontrados.

–  Hipertexto Astronomia e Astrofísica (http://astro.if.ufrgs.br/index.htm), escrito  pelo  prof. Kepler Oliveira  e por mim mesma.  Existe uma versão em livro, editado pela Livraria da Física (2017, 4.a edição), cuja referência pode ser encontrada na página inicial do hipertexto.  Também tem uma versão na forma de aulas para  ensino a distância, desenvolvido  com a colaboração do prof.  Alexei Muller,  disponibilizado em (http://www.if.ufrgs.br/~fatima/faad.htm).

-Livro  O Céu que nos Envolve, escrito por  vários  professores do IAG/USP ,  oferece uma introdução à Astronomia para educadores e interessados. É  disponibilizado em PDF em  http://www.astro.iag.usp.br/~damineli/aga105/livroprof.pdf .

– Livro O ABCD da Astronomia e Astrofísica, do professor  do IAG/USP  J. E. Horvath.  Editado e impresso pela Livraria da Física, em 2008. Esse eu não sei dizer se ainda tem em livrarias, mas indico porque é um bom livro para iniciantes.

–  Planisfério virtual Stellarium  (http://stellarium.org/pt/).  É  um software  de código aberto e uso livre, que reproduz o céu magnificamente em qualquer lugar e em qualquer época, sendo um grande auxílio no conhecimento do céu e na  identificação dos astros.

–  No Pergunte ao CREF há muitas postagens sobre variados temas e que podem ser acessadas por intermédio dos seguintes endereços: Astronomia, Cosmologia.

Acredito já ter material suficiente aí, algum há de servir a seus propósitos.  Boa sorte!

4 comentários em “Por onde devo começar a estudar para uma melhor observação do céu?

1. Jorge disse:

Com um mapa do céu e um binóculo de 7×50 a 8×100, identifique as constelações no zodíaco, posição e trajetória da lua e dos planetas, posição das maiores estrelas fixas, dos aglomerados globulares(NGC), as nuvens de Magalhães… por aí.

2. Sobre essa questão recomendo a utilização da App Star Walk 2 (App Store, mas deve ter também alguma equivalente para Android). Nessa App é possível localizar no céu as estrelas, as constelações e até satélites geoestacionários.

3. Fernando Lang disse:

A imagem da capa do livro Astronomia e Astrofísica, que a Profa. Maria de Fátima por modéstia pediu-me para retirar da postagem principal, sob minha inteira responsabilidade a posto aqui.

Astronomia e Astrofísica

4. paulo rodrigues ribeiro conceicao disse:

Como é maravilhoso ver professores tão dedicados, competentes e de tão boa vontade.
    Obrigado!