Pode o freio ABS ser desvantajoso em relação ao freio convencional em alguma circunstância?
19 de janeiro, 2016 às 8:18 | Postado em Atrito, Dinâmica da rotação, Mecânica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor, sou um aficionado por motocicletas. De todos os tipos, tanto para asfalto, quanto para terra. Pois, então, me surgiu uma dúvida: por que vários motociclistas optam por desligar o abs quando entram em estrada de terra? Inclusive, as motocicletas mais modernas possuem um botão para desligar o abs, assim que entrarmos em um terreno com terra. Na terra, o fato do pneu “travar” e vir a “derrapar”, traz alguma vantagem? Obrigado.
Em alguns tipos de terreno ou pista de rolamento o sistema de freios ABS pode ser desvantajoso em relação ao sistema de freio convencional que permite o bloqueamento das rodas. Tal acontece quando se transita , por exemplo, sobre cascalho solto, lama, areia, neve, … . O bloqueamento das rodas em tais situações determina que elas “escavem” o terreno, “afundando” então, diminuindo assim distância de frenagem em relação ao uso do ABS.
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) disponibiliza um estudo sobre o desempenho do freio ABS comparado ao freio convencional em diversos terrenos. Tal estudo demonstra que em algumas circunstâncias o freio ABS é menos eficiente do que o convencional, aumentando, por exemplo, em até 30% a distância de frenagem sobre cascalho.
O estudo da NHTSA é importante também para desiludir motoristas incautos que acreditam que o freio ABS é um “superfreio”, capaz de parar um veículo em distâncias muito menores do que o freio convencional. A vantagem do freio ABS sobre o freio convencional é uma redução na distância de frenagem entre 10% e 30% dependendo do tipo de pista.
Um interessante problema envolvendo frenagem, publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física e intitulado A DIFERENÇA ENTRE 60 KM/H E 65 KM/H, está acessível também no Research Gate.
Outras postagens sobre freio:
Razão para a eficiência maior do freio dianteiro sobre o traseiro em veículos automotores
Frenagem de motocicletas: somente o freio traseiro?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1496.
Lang, no texto você afirma que a vantagem do ABS em relação ao freio convencional é a redução na distância de frenagem. Penso que outra vantagem importante é a possibilidade de desviar de obstáculos durante a frenagem, sobretudo em pista molhada, visto que a possibilidade de aquaplanagem diminui sensivelmente.
Freio ABS é para senhoritas que nunca sujaram a mão de graxa e mal sabem o que é um disco de freio.
F1 ou MotoGP não usam freio ABS pois mais atrapalha do que ajuda.