Outra vez a velocidade da luz para uma fonte em movimento: por que ela não aumenta?
14 de fevereiro, 2017 às 16:04 | Postado em Ondas eletromagnéticas, Relatividade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa tarde, Drs. Bom, minha pergunta é bem direta e simples, mas exige um conhecimento surpreendente. Sei que a velocidade da luz é constante 300 000 km/s, mas se eu estivesse em um carro e ligasse a lanterna dele, por que a luz não ultrapassaria a sua velocidade constante, já que eu estou dando um “empurrazinho” nela? Por que o espaço-tempo não deixa eu aumentar a velocidade da luz? Atenciosamente.
Quando acionamos a buzina de nosso automóvel em movimento o som emitido não se propaga mas rapidamente do que quando o automóvel está em repouso em relação ao ar. Neste caso o que define a velocidade das ondas sonoras NÃO é a fonte (a fonte sonora apenas gera o som) mas o meio que as propaga. Então, para quem já conhece o comportamento das ondas mecânicas, não é estanho o fato de a rapidez da velocidade da luz não depender da velocidade da fonte que a produz.
O estranho, o contra intuitivo, se dá quando imaginamos um sistema de referência em movimento em relação à fonte luminosa. No caso sonoro, se considerarmos um sistema de referência (SR) em movimento em relação ao ar, a rapidez de propagação do som neste sistema DEPENDERÁ da velocidade deste sistema em relação ao ar. Por exemplo, se o sistema de referência – um automóvel a 30 m/s – se mover contra a fonte (buzina de outro automóvel) que emite no ar ondas sonoras a 340 m/s, a velocidade do som no outro automóvel será 340+30=370 m/s.
No caso de um SR no vácuo (c – rapidez da propagação da luz no vácuo) em movimento de aproximação com velocidade V em relação a uma fonte luminosa, a velocidade da luz neste SR não é c+V em acordo com o teorema que decorre dos postulados da TRR: continua sendo c e não apenas neste SR mas em qualquer outro. Vide Nave que se move quase tão rapidamente quanto a luz e emite luz
Nota que o SPTR afirma que assim é e este é um dos princípios da teoria, portanto não demonstrável (não explicável) dentro desta teoria conforme discutido em Relatividade de Einstein: demonstração dos princípios?
Sobre a velocidade da luz vide nosso artigo (em parceria com o Prof. Carlos Alberto dos Santos): Einstein_surfando_em_uma_onda_de_luz_a_historia_mal_contada_de_um_experimento_idealizado
Outras postagens relacionadas com esta:
Segundo Postulado da Relatividade Especial
Por que a velocidade da luz tem que ser constante, independente da velocidade do objeto emissor?
Como a luz viaja a 300.000 km/s?
Leis de Maxwell e ondas eletromagnéticas
Velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo
Ainda a velocidade das ondas eletromagnéticas
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1062.