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Outra vez a força de atrito entre a roda e a pista de rolamento!

Olá professor, estive recentemente vendo uma aula com o prof Renato Brito sobre atrito e ele comenta que no caso de uma roda motriz, a força de atrito apenas serve para segurar o pneu na parte de baixo para que ele possa girar. Mas porque no caso de um movimento acelerado a força de atrito na roda motriz deve ser maior que a força de atrito na roda parasita? Faço a pergunta porque se a força de atrito na roda motriz não deve ser suficiente somente para deixar a parte de baixo do pneu parada? Obrigada

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Em qualquer roda que ROLE SEM DESLIZAR sobre a pista de rolamento a força de atrito é suficiente para manter em repouso (em relação à pista) a região da roda em contato com a pista. Portanto a força de atrito é sempre estática no caso do rolamento sem deslizamento, podendo assumir qualquer valor igual ou inferior ao produto do coeficiente de atrito estático pela intensidade da força de contato normal à superfície de rolamento.

A orientação e o valor da força de atrito que existe em uma particular situação de rolamento da roda depende de todas as demais ações (forças e torques) exercidas na roda e não apenas das condições cinemáticas em que a roda se encontra. Não basta se conhecer, por exemplo, que a roda está acelerada para se decidir qual é o valor e a intensidade da força de atrito.

roda_traseira

Exemplifico com a roda motriz de uma bicicleta (a roda traseira). Para se decidir qual é a intensidade e a orientação da força de atrito deve-se conhecer também quais são as outras ações na roda, além de se saber se a bicicleta está ou não acelarada. Se a corrente de tração estiver tensionada de tal forma a exercer um torque motor sobre a roda, e dependendo também do valor deste torque, a força de atrito entre a roda e a pista pode “empurrar” a bicicleta para frente. Mas na roda traseira também pode também acontecer uma força de atrito que “segura” ou freia a bicicleta caso o sistema de freio atue (produza uma força e/ou um torque) na roda. Vide mais sobre o tema em

Qual a razão de a orientação da força de atrito com a pista de rolamento poder ser diferente nas duas rodas de uma bicicleta?

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Vide também A Física dos Pneumáticos e Potência de tração de um veículo ….

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1509.


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