Ondas eletromagnéticas: ganham energia ao aumentar a rapidez de propagação?
29 de agosto, 2019 às 8:19 | Postado em Eletromagnetismo, Ondas eletromagnéticas, Ondas mecânicas, Óptica, Radiação
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida a respeito das ondas eletromagnéticas, pois o que não ficou claro é como uma onda eletromagnética pode perder ou ganhar energia “velocidade” ao mudar o seu meio de propagação? Oque acontece para que ela ganhe ou perca sua energia?
Mas ai que vem o problema, pois mais duas coisas me vem à cabeça, a primeira é o que é levado em consideração para cada meio possuir seu próprio valor restringente e segundo é que se esse valor não teria que variar de acordo com a temperatura do meio?Obrigado
A rapidez (valor da velocidade) da propagação de uma onda eletromagnética depende de características eletromagnéticas da região onde ela se propaga. Ao aumentar tal rapidez, quando a onda passa para um meio com menor índice de refração (por exemplo, quando passa do vidro para o ar), a onda não ganha energia, usualmente perdendo energia devido ao fato de ser parcialmente refletida. Isto também vale para ondas mecânicas.
A energia transportada por ondas eletromagnéticas é dependente das intensidades máximas dos campos elétrico e magnético que elas transportam. Então apenas se conhecendo a rapidez de propagação das ondas, nada ainda se pode afirmar sobre a energia que as ondas transportam. Não há qualquer relação necessária entre aumentar ou diminuir a rapidez de propagação e aumentar ou diminuir a energia.
Cabe também notar que ondas eletromagnéticas de diferentes frequências podem apresentar diferentes valores para velocidade propagação. Neste caso diz-se que o meio é dispersivo. Vide Óptica: dúvida sobre a dispersão da luz.
Finalmente, se a temperatura está relacionada com as características eletromagnéticas do meio de propagação, a temperatura influenciará na rapidez da propagação.
“Docendo discimus.” (Sêneca)