Ondas de gravidade?

Caro professor Lang Vi a sua resposta sobre a interferência destrutiva em Interferência destrutiva viola o Pr. de Conservação de Energia?  e a achei muito esclarecedora. Parabéns!

Fiquei intrigado com uma frase sua:

“E tal valeria independente da natureza das ondas, sejam eletromagnéticas, sejam mecânicas elásticas, sejam mecânicas de gravidade (ondas marítimas), …”

Eu nunca ouvi falar em ondas mecânicas de gravidade . É outra designação para as ondas marítimas? Qual a razão dessa designação? Atenciosamente Antônio

As ondas mecânicas transportam energia mecânica, isto é, energia cinética e energia potencial.

Em meios elásticos podem ser produzidas ondas elásticas, recebendo tal designação por  transportarem energia potencial elástica e por ser a força elástica a força restauradora.

As ondas marítimas exemplificam uma classe de ondas que se propagam na interface  de dois fluidos (ar e água) e que ao invés de transportarem energia potencial elástica, transportam energia potencial gravitacional. Neste caso a força restauradora é a força gravitacional devida ao campo gravitacional exercido sobre os dois fluidos. Por isso são designadas como ondas de gravidade (gravity waves). Cabe notar também que a velocidade de propagação depende do valor da aceleração da gravidade local.

Os livros de Física Geral de um modo geral somente tratam de ondas mecânicas elásticas. Por isso a nomenclatura não é do teu conhecimento.

Se quiseres te informar mais sobre ondas marítimas e tsunami acessa no Research Gate o artigo Propagação das ondas marítimas e dos tsunami.

Outras postagens sobre ondas marítimas: Ondas de gravidade.

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3002.