O vídeo falso sobre a superlua no Ártico e o eclipse
28 de maio, 2021 às 19:41 | Postado em Astronomia, Lua, Mitos, empulhações, notícias falsas
Respondido por: Professores Philippe Leboeuf (IFNMG - Campus Almenara) e Fernando Lang da Silveira (IF-UFRGS)A propósito da lua cheia de 26/05/2021, que além de ser uma superlua também foi eclipsada, o vídeo indicado abaixo viralizou na internet com a seguinte chamada:
No Ártico, entre o Canadá e a Rússia, fez um trajeto de 30 segundos, bloqueando o Sol por 5 segundos.
Aqui o VÍDEO.
Diversas agências que verificam a veracidade das notícias na internet se classificaram o vídeo como falso ou fake. Por exemplo UOL, BOATOS, E-FARSAS.
O propósito desta postagem é apresentar alguns erros grosseiros que identificam o vídeo como uma grande empulhação!
1- O diâmetro angular da Lua é sempre muito aproximadamente 0,5°. A diferença entre o diâmetro angular da Lua quando ela está mais próxima da Terra (está no perigeu e então é chamada de superlua) e quando se encontra mais afastada (está no apogeu) é apenas 14% do seu diâmetro mínimo (Figura 1). O diâmetro angular do Sol é sempre semelhante ao da Lua, valendo também cerca de 0,5°. Portanto Lua e Sol, quando observados de qualquer local da Terra, são percebidos com tamanhos muito semelhantes. A imagem da Figura 2, retirada do vídeo, mostra uma Lua muito maior do que o Sol.
2- A órbita da Lua está travada em relação à Terra, isto é, o satélite sempre mostra a mesma face para nós. No vídeo notoriamente a Lua não está travada, está girando como a sequência de imagens dele retiradas mostra (Figura 3).
3- Para uma Lua tão grande e tão próxima, os efeitos de maré deveriam ser enormes. Entretanto os efeitos de maré neste dia aconteceram como se espera em marés sizígias.
4- Dado que o Sol não se move perceptivelmente durante a “filmagem”, o tempo da passagem da Lua está muito mais rápido do que aquele que de fato acontece pois Sol e Lua se movem em relação à Terra com velocidades semelhantes (vide Eclipse solar). Na verdade a Lua se atrasa um pouco em relação ao Sol e o vídeo a mostra adiantando muito rapidamente.
5- O tamanho aparente da Lua parece variar muito enquanto ela passa, como se estivesse aproximando e depois se afastando conforme a Figura 3 explicita.
6- Devido ao sentido de rotação da Terra em seu eixo, vemos a Lua se mover no céu no sentido do leste para o oeste. Se o observador estiver no Ártico, ele deveria estar voltado para o sul para ver a Lua em movimento em um arco cortando o céu no sentido de seu ombro esquerdo para o direito, isto é, no sentido horário. O vídeo mostra a Lua se movendo no sentido oposto, como seria percebido por um observador no sul voltado então para o norte.
7- O vídeo mostra um eclipse do Sol mas eclipses solares somente são possíveis em lua nova, nunca em lua cheia. Em lua cheia podem ocorrer eclipses da Lua e de fato houve um eclipse lunar em 26/05/2021. A Figura 4 registra o eclipse parcial da Lua em Porto Alegre.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Muito esclarecedor! Obrigado
Não consigo imaginar boas intenções na mente do ser humano que se dá ao trabalho de produzir uma montagem como esta, repleta de informações falsas. Que postagens como a desse vídeo sempre caiam nas mãos do CREF ou iniciativas seelhantes que podem desmascarâ-las.
Faz parte da teoria que a terra é plana.