O que é um neutro flutuante?
25 de julho, 2016 às 16:21 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Renato Machado de Brito - Escola de Engenharia da UFRGSOlá professor tudo bem ? Assim que puder poderia esclarecer uma questão que é pouco encontrada em livros, mas muito aplicada na indústria. O que é um neutro flutuante? Outra questão também interessante e pouco encontrada é sobre aterramento por impedância! Como faz? Como é o funcionamento? Leio a página e adoro seus esclarecimento sobre eletricidade. Abraço!
Neutro Flutuante :
Um circuito elétrico de corrente alternada, trifásico, pode ser composto usando 3 (três fases) ou 4 fios (três fases e um neutro). Pensando sob o ponto de vista da Geração de Energia, é como se tivéssemos três geradores independentes eletricamente (cada um deles com dois fios). A tensão elétrica obtida nestes geradores estão “acopladas” no tempo (pois são enrolamentos elétricos que estão montados numa mesma máquina e respondem ao giro de um mesmo Rotor, impulsionado mecanicamente, o que proporciona um campo alternado “girante” de uma determinada frequência).
Usualmente, até por economia na fiação, estes geradores independentes são também conectados eletricamente. Ou seja, pode-se construir um circuito trifásico numa ligação Estrela (um fio de cada gerador conectado num mesmo ponto – chamado Neutro) ou numa ligação em Triângulo (os geradores são ligados um no outro em série,constituindo uma malha fechada, não há Neutro).
Se o Neutro da ligação em Estrela não for ligado a um sistema de aterramento, diz-se que o Neutro é Flutuante.
No caso da ligação em Triângulo (também chamada de Delta)a única coisa que se pode ligar ao circuito de aterramento é a carcaça do gerador.
Outras questões relacionadas com esta: Neutro.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2524.
Descobri agora este site em razão da pergunta sobre neutro flutuante, é a primeira universidade que tenho conhecimento que divulga (CONHECIMENTO) PARABÉNS… SAÚDE A TODOS..
Na prática potencial nulo é forçado pelo aterramento do neutro nos postes (não em todo poste) porque o equilíbrio entre fases é aproximado. Se cai uma fase em um circuito (um bairro por exemplo) teríamos uma sobretensão nas outras fases o que poderia causar prejuízos ao equipamentos elétricos residenciais. O aterramento do neutro é uma redundância necessária.
TRABALHO MUITO BOM ESSE DE VOCÊS, PARABÉNS.
GOSTEI MJUITO E ESTOU APRENDENDO MUITO DOS ASSUNTOS DO MEU CURSO DE ELÉTRICA.