O planeta Terra é o centro do universo?
4 de outubro, 2010 às 12:00 | Postado em Astronomia, Cosmologia, História da Ciência
Respondido por: Prof. Fernando Lang da SilveiraPessoal, esta pergunta na verdade é mais para exercitarmos nossos conhecimentos em Física. Como provar que a Terra é quem gira em torno do Sol? Não são todos os astros que giram em torno da Terra? É o que normalmente vemos no céu, não é mesmo? E aí, como explicar isso sem o auxílio das tecnologias atuais? No final do século XVI já se sabia a resposta.
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question
Se quiseres saber porque Copérnico colocou o Sol no centro do universo (não apenas no centro do sistema solar), aí vai a explicação do próprio Copérnico:
No meio de todos os assentos, o Sol está no trono. Neste belíssimo templo poderíamos nós colocar esta luminária noutra posição melhor de onde ela iluminasse tudo ao mesmo tempo? Chamaram-lhe corretamente a Lâmpada, o Mente, o Governador do Universo; Hermes Trimegisto chama-lhe o Deus Visível, a Electra de Sófocles chama-lhe O que vê tudo. Assim, o Sol senta-se como num trono real governando os seus filhos, os planetas que giram à volta dele. Copérnico – 1543
Na verdade a hipótese heliocêntrica tem uma inspiração metafísica. Para os platônicos e neoplatônicos (Copérnico era um neoplatônico), o Sol é o astro mais importante e por ser o astro mais importante deve estar no centro. A hipótese heliocêntrica sofria no século XVI e XVII de importantes objeções astronômicas e mecânicas (além das objeções religiosas das igrejas católica e luterana). Então não é verdade que no século XVI já se sabia que a Terra tinha um movimento diário de rotação e um movimento anual de translação em torno Sol; estes movimentos eram apenas hipóteses, contra as quais havia importantes argumentos. Os argumentos contrários ao heliocentrismo foram lentamente sendo combatidos pelos copernicanos e alguns tiveram que esperar até Newton ou até o século XIX. A “prova” do (corroboração observacional/experimental da consequência teórica sobre) movimento anual da Terra – o paralaxe das estrelas – somente aconteceu em 1837 e a “prova” mecânica do movimento diário da Terra – a rotação do plano de oscilação do pêndulo de Foucault – somente em 1854.
Mais informações sobre esse interessante tema encontras nos artigos: TRÊS EPISÓDIOS DE DESCOBERTA CIENTÍFICA: DA CARICATURA EMPIRISTA A UMA OUTRA HISTÓRIA e A PREMISSA METAFÍSICA DA REVOLUÇÃO COPERNICANA
Vide também:
É possível sustentar a centralidade da Terra no universo?
Duração do ano no sistema geocêntrico
A teoria que defende ser o Sol o centro do universo é chamada …
Copérnico NÃO aboliu e usou epiciclos!!!
Heliocentrismo versus Terra Plana
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 9957.
“Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira ”
Com grande credibilidade, o Lang sempre faz postagens informativas.
Agradeço o comentário mas é importante ler também É possível sustentar a centralidade da Terra no universo?