O equinócio na Terra Plana e no mundo real.
22 de setembro, 2020 às 22:54 | Postado em Astronomia, Forma da Terra, Mítica Terra Plana, Mitos, empulhações, notícias falsas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Lang
Muito boa sua postagem sobre o solstício de verão inexplicável na Terra Plana! O solstício de verão na Terra Plana e no mundo real!
Vi no youtube que o equinócio também destrói com a esdrúxula concepção de um mundo chato. Poderia comentar sobre o tema? Agradeço.
A observação do movimento do Sol no sistema de referência da Terra, em qualquer dia do ano, refuta o mundo mitológico chato. A respeito do nascente solar, há alguns anos, fiz um desafio aos terraplanistas e não houve uma tentativa sequer de o responder pois tal é impossível de responder com sucesso no mundo mitológico em forma de pizza.
Na postagem que referiste – O solstício de verão na Terra Plana e no mundo real! – ficou evidenciado que a posição do nascente solar, predita na Terra Plana, conflita com o que se pode observar.
Durante o convescote dos terra-chatos em novembro de 2019 em São Paulo, foi divulgado um mapa da Terra Plana, que coincide com a projeção azimutal equidistante do nosso planeta, centrada no Polo Norte (vide Figura 1). A partir de tal mapa demonstrarei onde o nascente solar no equinócio da primavera em Porto Alegre em Macapá deveria acontecer caso o delírio sobre uma Terra Plana fosse realidade.
Como a qualidade da Figura 1 não é boa, usarei para determinar a posição do nascente solar em Porto Alegre e em Macapá no equinócio da primavera na TP a projeção azimutal equidistante, centrada no Polo Norte e estendida até o Polo Sul, encontrada na Wikipedia (Figura 2).
A escolha por essas duas cidades, Porto Alegre e Macapá, é interessante pois ambas se encontram praticamente no mesmo meridiano (cerca de 51° Oeste), a capital gaúcha em latitude 30° Sul e Macapá na linha do equador.
Como é bem sabido, nos equinócios o nascente solar ocorre exatamente a leste em todo o mundo e permanece acima do horizonte por 12 horas.
Na Terra Plana, segundo os terraplanistas, o Sol descreve uma órbita sempre acima do mundo chato, sendo que nos equinócios a órbita coincide com o equador do mundo mitológico. Ou seja, a representação no mapa azimutal equidistante para o Sol no seu nascente em Porto Alegre e Macapá se encontra na Figura 3. Como o Sol nasce nesse dia, nas duas cidades, seis horas antes de passar sobre o meridiano com longitude 51° Oeste (ao meio-dia está no zênite em Macapá), ele dista ao amanhecer 90° deste meridiano, se encontrando sobre o leste da África.
Na Figura 4, com auxílio de uma rosa dos ventos nas duas cidades, pode-se determinar o azimute do nascente solar.
Ou seja, mais uma vez o Sol refuta inquestionavelmente a Terra Plana pois a previsão do seu nascente no equinócio conflita com o que é sabido desde a Antiguidade: no equinócio, em qualquer lugar da Terra o nascente ocorre no leste.
ADICIONADO em 3/10/2021 – Vídeo do canal Flávio Cosme destrói outra vez a Mítica Terra Plana: EQUINÓCIO SETEMBRO 2021- CONFIRA O CAMINHO DO SOL.
ADICIONADO em 23/04/2022: Vídeo do canal do Prof. Silvestre sobre Um equinócio decisivo em Macapá.
ADICIONADO em 09/09/2022: Vídeo do canal do Prof. Silvestre sobre Estudos dos equinócios em Macapá.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
porque voces não usam palavras simples para que todos possam entender?Oterra planista usa sempre palavras simples, de facil compreessão,por isso o movimento cresce a cada dia.Sevoces acreditam em Deus,leiam a biblia e se convencerão que o criador fez a nossa casa plana.Ah,e a proposito,a gravidade tambem e uma mentira Que pena pra voces.Voces usam uma linguagem que a maioria não entende,eu mesma ,vou ter que ver esse documentario novamente com um dicionario do lado pra poder entender.Fiquem bem.Que Deus os ilumine
Como já disse um dos maiores filósofos do século XX, Wittgenstein, “Os limites da minha linguagem são os limites de meu mundo”. A linguagem dos terraplanistas, como foi bem exemplificado neste comentário, somente é capaz de limitar o mundo a uma pizza embaixo de uma queijeira.
Vide mais em APP da Terra Plana.
Adoro estes físicos teóricos. Cientistas de primeira viu!!! Parabéns! Agora, gosto ainda mais dos Designers Gráficos!!!
Gosto não se discute! 🙂
kkkkkkk serio isso ????????? a biblia é o livro com mais metaforas existentes.. eu que nunca imaginei que algum cerebro cogitasse terra plana entendi de primeira… e ainda esta desenhado kkkk desenhadooooo mas pra quem acredita em terra plana tem q usar dicionario ate para palavras simples mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esses são os argumentos de um DR.!? É por esse tipo de argumentação que os Terrasplanistas, ganhão no argumento, na explicação! Venho buscar uma boa explicação sobre o assunto de quem realmente deveria entender, e me deparo com um Indivíduo que é versado numa pseudociência ou seja aquele que parece ser mas não é verdadeiramente um cientista. Lamentável!!!
Ponto para terraplana, mais uma vez.
Se o teu objetivo era buscar uma boa explicação para o equinócio no Mundo Chato vieste ao lugar errado. 😉
Aliás essa explicação não existe de fato pela singela razão de que, como já se sabe há mais de 2400 anos, a Terra não é plana.
Finalmente cabe notar que pior do que um terraplanista é um terraplanista envergonhado, no armário.
Professor Lang,
Estava navegando pela web procurando me lembrar dos detalhes da “Experiência de Michelson-Morley” quando caí nestas páginas tão instrutivas e até, digamos, divertidas. Vi pela primeira vez o mapa da terra plana e não pude deixar de pensar como os terraplanistas, nessa montagem tigela, devem estar sem dormir com o aquecimento global (ou seria aquecimento “chatal”?). Com o derretimento das geleiras do “polo sul” não haverá essa barreira para contenção dos oceanos!!
E fiquei mais curioso, para onde iria essa água toda, será que essa concepção de mundo é como o mítico disco de Odin, de uma só face, tal como Jorge Luis Borges descreve em seu conto “O Disco”? O que poderia haver do outro lado?
Parabéns pela sua citação de Wittgenstein, touché!
Terra plana é coisa de demente religioso que por incapacidade intelectual abandnou os estudos.
Boa noite professor Lang, sou acadêmica e obviamente não acredito na terra plana.
Acabei chegando aqui pois estou buscando argumentos e explicações para contrapor os argumentos dos terra-planistas e ensinar aos meus alunos as evidências da esfericidade da terra.
No entanto, concordo com um ponto levantado pela sra. Nilza ali de cima. Acredito que a academia tem falhado e muito na comunicação com a população. Não melhorar a linguagem e a comunicação com a grande maioria da população leiga, que tem dificuldades em compreender a linguagem complexa da academia acaba distanciando os conhecimentos científicos da população e abrindo espaço para essas pseudociências que aprenderam muito bem como se comunicar com eles.
É muito triste ver o movimento anti-vacina, o movimento da terra plana entre outros que tem surgido crescendo e tomando tanto espaço no mundo atual.
Precisamos aprender a aproximar a ciência dessas pessoas, para que elas parem de acreditar nesses absurdos.
Porque vocês não falam que prá fazer um mapa mundi bola,os cartógrafos primeiro o fazem numa terra plana onde tudo se encaixa perfeitamente pra depois passar pra bola onde tudo fica fora da medida porque nada se encaixa?.Vocês dão muito crédito para o Lang,e vocês falam muito e não convencem nada.vocês refutam tudo que Deus fez,mas eu garanto que quando estão em apuros,o primeiro nome que vocês falam é o de Deus
Estás completamente enganada sobre cartografia e Terra Plana não passa de uma mitologia da Idade do Bronze!
Comentaste aqui há dois anos e neste tempo nada aprendeste sobre o equinócio. Ou já tens uma explicação para o equinócio no Mundo Chato? 😉
No exemplo do post, o sol estaria mais perto dos EUA onde é noite do que no amanhecer no Brasil. Por qual motivo a luz seria “bloqueada” para existência de um terminador? ? Muito bizarro, Prof. Fernando Lang
Bizarrice não falta na seita do Divino Penico Emborcado sobre o Mundo Chato! 🙂