O cálculo do desvio padrão da média tem como pressuposto uma distribuição de Gauss?
19 de setembro, 2018 às 19:58 | Postado em Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, Matemática
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Lang
Tenho uma dúvida que espero o sr. possa saná-la. Diz respeito ao desvio padrão da média de um conjunto de resultados experimentais. O cálculo do desvio padrão da média somente é válido quando os resultados experimentais apresentam distribuição normal ou gaussiana? Agradeço antecipadamente.
O cálculo desvio padrão da média de uma variável aleatória não tem como pressuposto uma distribuição normal ou gaussiana. O desvio padrão (ou a variância que é o quadrado do desvio padrão) é uma medida universal de dispersão conforme a implica a desigualdade de Chebychev.
É fácil se demonstrar a validade da expressão para o cálculo do desvio padrão da média a partir da conhecida propriedade de que a variância de Y (varY), onde Y a soma ponderada (wi é o peso da i-ésima variável X) de variáveis aleatórias não correlacionadas (Y=∑wi.Xi), é o somatório produto das variâncias (var) das variáveis X pelo respectivo peso ao quadrado (esta propriedade também é conhecida como equação ou fórmula de Bienaymé):
var(Y) = ∑ wi2.var(Xi) . (1)
Como a média de X (μX) é dada por
μX = ∑(1/n).Xi, (2)
onde n é o número de variáveis na composição da média, decorre da equação 1 que
var(μX)=∑ (1/n)2 .var(Xi), (3)
var(μX)= (1/n)2 ∑var(Xi). (4)
Mas as variâncias das variáveis X são todas iguais (var(X)) e portanto o somatório das variâncias resulta em
∑var(Xi) = n.var(X). (5)
Substituindo-se o resultado 5 em 4 encontra-se
var(μX)= (1/n)2 n.var(X), (6)
var(μX)= (1/n).var(X). (7)
O desvio padrão (S) é a raiz quadrada da variância. Então extraindo-se a raiz quadrada da equação 7 resulta
S(μX)= S(X) / √n. (8)
A equação 8 fornece o desvio padrão da média de X como o desvio padrão de X dividido pela raiz quadrada do número de observações usadas no cálculo da média.
É importante notar que na dedução da equação 8 não há qualquer pressuposto sobre a distribuição da variável X. Entretanto, como a média de uma variável é dada por um somatório de variáveis aleatórias, o Teorema Central do Limite (TCL) permite afirmar que a distribuição da média de X tende a ser gaussiana ou normal (mesmo que a distribuição de X não seja uma distribuição de Gauss) quando o número de observações aumenta.
Vide postagens sobre o Teorema Central do Limite.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Explicação clara e sintética!
Excelente!!!