Não derretimento do gelo em grandes latitudes
26 de janeiro, 2014 às 19:45 | Postado em Mudanças de estado da matéria, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Prof. Lang, por que o gelo de grandes geleiras, como na Patagônia, não derrete no verão, mesmo com temperaturas superiores a 0ºC?
Seria porque não é fornecido calor suficiente para a fusão?
Regiões como a Patagônia (Ushuaia se encontra a a cerca de 55 graus de latitude Sul), localizadas em grandes latitudes, sempre recebem menos radiação solar do que regiões mais próximas do equador. Mesmo no verão o Sol não se eleva sobre o horizonte em Ushuaia mais do que 58 graus; esta é a elevação máxima do Sol lá, acontecendo ao meio dia do solstício de verão.
Assim sendo o aporte energético devido à radiação solar sobre o gelo é pequeno e o gelo possui alta refletância, ou seja, não absorve grande parte da radiação incidente. Então não há energia disponível para fazer o derretimento de todo o gelo pois, como tua pergunta sugere, para que se funda 1g de gelo é necessária a mesma quantidade de energia para elevar por 80 graus Célsius a temperatura de 1g de água liquida.
Desta forma o aquecimento no verão em regiões com muito gelo produz a fusão de apenas uma parte da massa de água sólida.
Sobre o movimento do Sol no sistema de referência da Terra consultar Movsol.pdf .
Outras questões tratando do movimento do Sol no sistema de referência da Terra:
Mudança na posição do nascente do Sol!
As datas dos solstícios não deveriam marcar o auge do verão e do inverno?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1261.