Movimentos da Terra e sua percepção

Caro prof. Lang,

Estou com dificuldade em entender a relação entre aceleração centrípeta, força centrífuga, atração gravitacional da Terra e inércia aplicadas ao movimento do planeta e aos corpos em sua superfície. Está correto dizer que a aceleração centrípeta é muito menor que a força de atração gravitacional da Terra sobre os corpos em sua superfície e que por isso a aceleração centrípeta não consegue anular a atração gravitacional da Terra sobre os objetos nesta, mantendo-os assim presos à superfície.? Isso explicaria a lei da inércia aplicada a este caso?  Gostaria de entender melhor os motivos que explicam por que não sentimos a Terra girar (ou seja, não sentimos a força centrífuga) e por que não sentimos a aceleração centrípeta quando transladamos em torno do Sol.

Li o post Por que não sentimos o movimento da Terra em relação ao Sol? e não sei se compreendi o significado de quando o Sr. diz que a razão da imperceptibilidade da aceleração centrípeta para a ISS ou para a Terra é de natureza gravitacional. Porque esta é pequena ou porque nós não a sentimos? Não sei se consegui me explicar direito, mas entendo que essas questões são complexas pois se trata de um conjunto de forças atuantes ao mesmo tempo e nossa compreensão tentar entendê-las em seus efeitos separadamente. Grato.

Parte do teu questionamento foi respondido recentemente em Rotação do planeta: por que não a sentimos?

A aceleração de nosso planeta em sua órbita em torno do Sol é cerca 6 mm/s2.  Tal aceleração é muito pequena se a comparamos com as acelerações que ocorrem no nosso cotidiano, por exemplo a aceleração da gravidade na superfície da Terra (9,8 m/s2). Mas não é por ser pequena que não a detectamos no sistema de referência da Terra.

Nota que a aceleração da Estação Espacial Internacional (ISS) na sua órbita em torno da Terra é 8,7 m/s2, portanto não desprezível frente a aceleração da gravidade na superfície da Terra. E todos os objetos na ISS estão em estado de imponderabilidade! Portanto os tripulantes não podem detectar esta aceleração no sistema de referência da ISS.

A razão para os passageiros do planeta Terra não poderem perceber a aceleração da Terra em torno do Sol é exatamente a mesma para os passageiros da ISS não poderem perceber a aceleração da estação em sua órbita em torno da Terra e ela foi discutida em outra postagem do CREF. Agora deves ler a postagem Por que a aceleração da Estação Espacial Internacional não pode ser percebida pelos tripulantes? pois nela dou a explicação.