Motores de corrente contínua. Diversas perguntas.
4 de outubro, 2010 às 12:00 | Postado em Eletricidade, Eletromagnetismo
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Motores de corrente contínua: É o seguinte, eu gostaria de saber o que importa em um motor de corrente contínua (cc), a tensão ou a corrente? Digamos que eu pegue um motor (os que tem em brinquedos) e ligue com duas pilhas em série (3V, 400mA ) E faça a mesma coisa, mas com as pilhas em paralelo (1,5V 800mA) Qual modo que fará que o motor tenha maior velocidade?
Qual terá maior torque?
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/
Vou responder à tua pergunta admitindo que o motor em questão opere com ímã permanente e, portanto, a intensidade da indução magnética aplicada sobre o rotor com o enrolamento (espiras condutoras) não dependa da fonte de alimentação. Nota que em alguns motores um pouco mais sofisticados o campo magnético exercido sobre o rotor também é produzido por outro enrolamento (bobina de campo) com um núcleo de ferro. Para esse tipo de motor as considerações seguintes não são necessariamente válidas.
– A intensidade da corrente no rotor NÃO depende apenas da tensão da fonte de alimentação pois conforme cresce a rotação do motor, a intensidade da corrente diminui.
– A intensidade da corrente é máxima na partida do motor, isso é, enquanto o rotor está parado.
– O torque magnético médio sobre o rotor depende da intensidade da corrente elétrica no rotor. Portanto, quando a rotação do motor cresce, mantida a tensão de alimentação constante (é o caso quando usamos pilhas como alimentação), o torque diminui e finalmente o motor gira com rotação constante (frequência constante).
– Qualquer motor é um gerador também. Conforme cresce a rotação do motor, aumenta a tensão induzida no enrolamento e essa tensão se opõem a da fonte de alimentação. Ou seja, a intensidade de corrente no enrolamento é I = (V – E) / R , onde V é a tensão de alimentação, R é a resistência elétrica da bobina e E é tensão induzida (que depende da frequência de rotação em decorrência da Lei da Faraday-Lenz).
– Ao alimentar o motor com uma tensão maior, a rotação final ocorrerá com frequência maior. Ou seja, aumentando a tensão de alimentação, o motor girará mais rápido. Em alguns brinquedos existe um dispositivo controlável pelo operador do brinquedo que permite variar a tensão de alimentação para movimentar o brinquedo mais rápida ou lentamente.
Nota que mesmo sendo um motor simples, não mais podemos tratar o dispositivo pensando que a intensidade da corrente é a tensão de alimentação dividida pela resistência elétrica. Se fosse assim, o motor não giraria e seria apenas um dispositivo que converte energia elétrica em energia térmica. Entretanto obviamente um motor converte parte da energia elétrica fornecida em energia mecânica; esta conversão está associada ao aparecimento de uma tensão induzida ou fem induzida (representada por E na expressão dois parágrafos acima).
Finalmente respondendo o que queres saber:
Se o motor for alimentado com 2 pilhas em série, ele girará mais rápido do que com uma apenas (ou duas associadas em paralelo) e terá um torque de partida mais alto. A associação de pilhas em paralelo resulta no mesmo que usar uma pilha de tamanho maior e por isso não é usual se utilizar pilhas em paralelo. Se necessitamos um fonte com menor resistência interna, tal é obtido por usar pilhas maiores ou inclusive pilhas de mesmo tamanho mas mais caras (pilhas alcalinas).
Se quiseres te informar mais sobre o uso de pilhas em paralelo, poderás ler o artigo Associação de pilhas em paralelo. Onde e quando a usamos?
Outras questões relacionadas ao tema:
Dúvida sobre motor elétrico CC com ímã permanente
Bateria para motor de limpador de parabrisa
130 mA é a corrente de curto circuito da fonte?
Quantos Amperes tem um motor de para-brisa de 12V?
Corrente de partida do motor cc
“Docendo discimus.” (Sêneca)
___________________________________________
Comentários por correio eletrônico
Professor Renato Machado de Brito da Escola de Engenharia da UFRGS:
Olá Fernando
Ótima análise e respostas muito esclarecedoras ao interessado. Apenas acrescentaria que se houver solicitação de torque no eixo, a velocidade cai e a corrente aumenta, por isso quando as pilhas estão “fracas” o motor perde força, e às vezes nem sequer arranca. Bateria fraca implica em resistência interna (da bateria) maior que, em série com a resistência do enrolamento do motor faz cair a corrente do circuito. Corrente baixa corresponde a um baixo torque.
Um abraço
Brito
Oi Brito: Grato pelo comentário! Eu demonstro tal propriedade colocando um amperímetro em série com um motor CC. Pressiono o eixo com o dedo, exigindo mais torque do motor e então a corrente aumenta para surpresa dos alunos. Aí lhes pergunto: “Como o motor sabe que deve aumentar a corrente para obter mais torque?! 🙂 Isto dá uma bela discussão!
Abraços
Fernando
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 22751.
Boa noite! Gostaria de saber se motor de corrente cc possui frequência?
Motores cc possuem internamente um sistema de chaveamento (coletor e escovas) que faz com que a corrente nos enrolamentos seja oscilante. A frequência de tais oscilações depende, entre outros fatores, da frequência de rotação do motor.
Ola professor Fernando
POR GENTILEZA, NÃO ENTENDO NADA DE ELETRICIDADE, ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA.
CONSTRUI UM CARRINHO A PEDAL PARA DUAS PESSOAS, ELE PESA 80 KG, COM CARGA VAI PARA 223KG.
ESTOU QUERENDO POR UM MOTOR ELETRICO NELE.
A PERGUNTA É , QUAL MOTOR COLOCAR ?
EXISTEM VARIAS OPÇÕES NO MERCADO, MOTOR ESCOVADO, MOTOR SEM ESCOVAS.
PENSEI EM IM MOTOR DE 750W , AGORA ,QUANTOS VOLTS? 24v , 36v ou 48V?
SERÁ QUE ESSE MOTOR VAI DAR CONTA DO RECADO? OU SERÁ NECESSÁRIO UM DE 1000W,
obs SEMPRE TERÁ DUAS PESSOAS PEDALANDO O TEMPO TODO, ESSE MOTOR É PARA AJUDAR NAS SUBIDAS.
MUITO OBRIGADO PELA AJUDA! DEUS ABENÇOE
A potência de 750 W é um ótimo auxílio para mover o carrinho em subidas pois representa cerca de 4 vezes a potência que os passageiros podem fornecer. Entretanto tão importante ou mais importante do que a potência do motor é a relação de transmissão (tamanho das engrenagens) que acoplam o motor ao eixo de tração. Para tanto há que se saber o torque que o motor pode produzir.
BOM DIA EU GOSTARIA DE SABER QUAL A CORRENTE EM UM MOTOR CC 90 VOLTS 4 HP ?
Se realmente o motor estiver desenvolvendo 4 HP a corrente é 4×745/90=33ampères.
Se conectar dois motores iguais de 1a corrente contínua 12v, em paralelo, em fonte 12v de 2a fica ok? Ou força a fonte? Teria que conectar em série?
Obrigado.
A corrente de partida dos motores é maior do que 1A. Então para não sobrecarregar a fonte na partida, liga um e depois o outro em paralelo.
Estou querendo fazer um robo com motores de vidro elétrico de carro de 12V 2A, porém eu não sei qual bateria seria a melhor escolha para eles… pesquisei e vi que a potencia consumida é +- 20w (não entendo nada)
por ser a potencia dividida, ei teria que pegar uma bateria de 24V? E qual a capacidade para os motores rodarem 1 hora +-?
Usarás bateria de 12 V ligando os motores em paralelo. A duração da bateria dependerá da sua capacidade.
Professor, o que acontece com a corrente quando você inverte a rotação?
Em um motor de corrente contínua a inversão da rotação decorre da inversão da corrente no circuito de alimentação. Se o motor é alimentado por pilhas, basta inverter a polaridade dos contatos com as pilhas para inverter a rotação.
Se eu ligar um motocompressor de geladeira inverter de 240V—57-240hz em 127V alternada o mesmo queimará internamente algum dispositivo ou mecanismo, ele funcionará novamente em corrente continua ?
Qualquer forma de alimentar um motor fora das especificações do fabricante pode levar a danos.
É possível ligar uma bomba de lago submersa, 12 volts, 200.w, em um painel solar corrente continua?
Vai depender da potência de saída do painel, além da tensão de saída do mesmo.
Quais são as grandezas que inflenciam na tensão gerada de um motor C.C?
Alguém me ajuda, por favor.
A intensidade do campo magnético, a área de cada espira do enrolamento e o número de espiras, a frequência de rotação do rotor do motor.
Professor, sobre os motores de cc.
Tenho um motor de 12v que consome 1,10A. Li acima que deve-se regular a rotação variando a tensão, mas o que acontece com a corrente de alimentação, deve ser a mesma?
No texto o senhor fala que a maior tensão implica em menor consumo de corrente, logo o oposto é verdade?
Se eu fosse alimentar com 9v teria que ser uma fonte de maior corrente?
Entendeste mal! Se a tensão de alimentação é aumentada, o motor pode girar mais rápido, atingir um frequência de rotação maior.
https://www.youtube.com/watch?v=rWA4VsI6nt8
esse MOTOR 12v do VÍDEO pode FUNCIONAR SEM ESCOVAS se for FEITAS 2 BOBINAS SEPARADAS e colocadas nos LOCAIS onde ESTÃO os IMÃS ? ? ?
O QUE preciso FAZER que o TORQUE seja BOM mesmo que tenha MENOR VELOCIDADE ? ? ?
Grato da atenção,
JAIR BUENO
99% RECICLADO
(digite no google
veja as imagens)
Motores sem escovas são motores de indução e funcionam de maneira diversa dos motores de corrente contínua. Veja o vídeo Motor de indução.
Um artigo sobre o motor de indução está acessível no RESEARCH GATE.
Professor, estou ligando um motor de 12 VCC com 3 baterias de litio 18650 ligadas em série, quando ligo o motor encostando o fio +, esse apenas gira e para, porém se vou encostando o fio diversas vezes, ele começa a ganhar rotação e depois posso encostar o fio que ele não para mais, coloquei o multímetro para verificar a tensão que começa um pouco acima de 12v e quando ocorre o problema da parada, essa vai caindo até chegar próximo de 10.4 V. Parace estar em curto, porém fiz o teste em outro motor usado e aconteceu o mesmo.
Quando coloco 10 pilhas recarregáveis não acontece o problema. Sabe me dizer o que pode estar acontecendo?
Não é apenas a tensão ou fem da bateria que define seu desempenho mas também a máxima corrente que ela suporta em descarga. Eu imagino que as baterias de lítio estão subdimensionadas para a corrente de partida do motor. Motores de CC são quase curto-circuitos na partida.
Boa tarde Professor,
Há alguma forma de minimizar o impacto da partida do motor na fonte chaveada de 12v de forma que a mesma não se desligue? Entendo que quando há a partida do motor ela interpreta como uma sobretensão ou curto circuito e o sistema de proteção faz com que ela desligue. Trata-se de um motor 12v de compressor a pistão, com 20a de corrente máxima. Mesmo ligando a uma fonte com amperagem supostamente superior a 20a, o pico da partida faz com que ela se desligue e ligue novamente constantemente.
Certamente a fonte entra em curto-circuito e desliga. Uma solução seria colocar uma resistência em série com o motor. Depois que ele estiver funcionando a resistência pode ser colocada em curto-circuito, não prejudicando assim a fonte.
Bom dia! Tenho 2 bombas de porão de barco 12v cc. Uma delas a mais nova, tem potência para jogar a água com força, mas não parte sem um tapinha nela que faz funcionar.
A outra mais antiga, dá partida facilmente, entretanto joga pouca água.
Obviamente que não há obstrução do discos centrífugos e as escovas da mais velha está boa. Já na mais nova, não abri antes de consultar aqui.
Qual a razão para uma não partir sem um tapa na cabeça e a outra não ter força/torque???
Muito obrigado e desejo à todos, um Feliz Ano Novo!
Não é apenas a tensão (no caso 12V) que define o desempenho de uma bomba. Motores elétricos que operam sob a mesma tensão podem ter torques e potências muito diferentes! As duas bombas são nominalmente idênticas? São do mesmo fabricante?
Quanto ao tapa para dar a partida, deve ser um problema de contato. Sem o tapa, sem que ocorra a partida, há corrente elétrica nos terminais da bomba?
Um ótimo 2022 para todos nós!
Boa tarde, tenho aqui na empresa um motor CC de 110CV, ele já está parado a quase 1 ano e está sob um palete no chão sujeito a umidade, segundo os fabricantes para eu religar esse motor, teria que dar novo banho de verniz e revisar o motor todos, pq eles falaram que o motor CC parado ele retem umidade, isso é veridico?
Sim, ele pode reter umidade e deteriorar partes importantes.