X

Marés na mitológica Terra Plana: como acontecem?

Li uma pergunta sobre as marés, e fiquei curiosa: como os terraplanistas explicam as marés? Segundo eles, para onde vai a água na maré baixa?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Para começar os terraplanistas explicam absolutamente nada.  Produzem, na melhor da hipóteses, pseudo explicações a partir do uso inapropriado de conhecimentos produzidos pelos cientistas que tanto condenam.

Para as marés na TP existem diversas “explicações” estapafúrdias envolvendo desde efeitos de dilatação térmica nas águas por insolação até o magnetismo dos luminares (o Sol e a Lua) repelindo a água que é diamagnética (recentemente os terra-chatos aprenderam com os cientistas que a água é diamagnética e então inventaram esta “explicação” fantasiosa). A água faltante em um local de maré baixa vai para outro local do mundo chato, elevando lá o nível, produzindo a maré alta.

A respeito do magnetismo dos luminares repelindo as águas, fica uma pergunta: como um navio que é constituído por material ferromagnético, não é arrancado da superfície dos oceanos por este mesmo magnetismo? Vide o vídeo no canal Carlos Machado.

O mais interessante dessas divagações sem sentido é que os terra-chatos aceitam as marés e, portanto, aceitam que em pontos diferentes do mundo chato o nível das águas é diferente. Ou seja, aceitam “lombadas oceânicas” (vide o vídeo no canal Sempre Fi do qual qual foram retiradas duas imagens da figura 1) que conflitam com o mantra máximo das seitas da TP que diz “água não faz curva, a superfície das águas é sempre plana”. Ou seja, o simples fato de existir marés no mundo mitológico chato refuta a alegada “planicidade das águas”.

Como acontecem as marés no mundo real: Marés.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


10 comentários em “Marés na mitológica Terra Plana: como acontecem?

  1. Marcos disse:

    eu penso que as marés são resultado do magenetismo do sol e lua

    “A respeito do magnetismo dos luminares repelindo as águas, fica uma pergunta: como um navio que é constituído por material ferromagnético, não é arrancado da superfície dos oceanos por este mesmo magnetismo? ”

    deve ser porque o magnetismo formado por ambos não seja tão forte, porque tanto a lua quanto o sol no modelo terra plana são bem menores que mundo Terra, do que no modelo globo

    A agua quando salgada é condutora

    “. Ou seja, o simples fato de existir marés no mundo mitológico chato refuta a alegada “planicidade das águas”.”

    Não deixa os engenheiros da construção civil saber disso, já que todos eles precisam da precisão no nivel da água do nivel de bolha pra erguer suas construções, edificações, etc, etc

    Vou fazer uma pergunta pra você, como se da maré no modelo Terra globo
    Porque essa não se aplica o mesmo principio aos lagos e piscinas?

    (não vale responder que por é causa do sal e magentismo)

  2. Alexandre Alves disse:

    Os globalóides se limitam a repetir como papagaios as teorias matemáticas impossíveis de serem repetidas por seres humanos comuns. Quando eles colocarem os cérebros pra funcionar quem sabe irão questionar mais o que o sistema empurra pra eles como “verdades absolutas”.

  3. CRistiane disse:

    Professor Fernando, Boa noite.
    Sou graduanda em geografia e gosto muito dos temas físicos da Terra e suas dinâmicas.
    Antes de mais nada, sei que a terra se apresenta a nós como uma esfera; ou seja, não sou terraplanista.
    Por outro lado, sei que a ciência é construída ao longo da história da humanidade, portanto, em constante evolução, feita de verdades relativas a um determinado tempo/espaço.
    Dito isso, gostaria de perguntar se as teorias sobre a lei da gravidade não poderiam estar equivocadas, (espero que não se ofenda com esta pergunta).
    Procuro ler sobre a gravidade a décadas, desde o ensino fundamental que tento entender na realidade, isso fazem uns 40 anos, rsrs, mas sinceramente não consigo apreendê-las como nos ensinam.
    Se a gravidade curva o espaço por causa da massa do corpo M por exemplo, qual é a explicação que refutaria que a gravidade não tem relação com as linhas de forças magnéticas do corpo M em questão?
    Agradeço a atenção e aguardo ansiosa por uma resposta que possa compreender.

    • Fernando Lang disse:

      Interessante que faças este questionamento em uma postagem sobre a insustentável MITOLOGIA sobre um mundo chato. Mas ainda bem que não és terraplanista pois esta concepção somente pode ser abraçada por apedeutas e/ou fideístas que apesar de viverem com os pés no século XXI estão com a mente na Idade do Bronze! 😉

      O CREF possui mais de uma centena de postagens na categoria Gravitação, cinco dezenas na categoria Magnetismo e por isso me causa espanto que manifestes a dúvida logo em uma postagem que trata de uma alopração mitológica.

      Então sugiro que estudes algumas dessas postagens e que por lá coloque tuas dúvidas, indicando também alguma bibliografia que leste sobre o tema nestes 40 anos de estudos.

  4. Bernardo disse:

    Impossível explicar na Terra Plana o porquê da maré subir em duas regiões, sendo que a Lua só afetaria gravitacionalmente (ou seja lá a força que queiram inventar) uma destas. No modelo da Terra globo, podemos entender perfeitamente o efeito. A face em que encontra-se a Lua é atraída, e a face contrária sofre o efeito da maré alta também. Achei um ótimo artigo!

  5. Flavio disse:

    Para o professor Fernando, a terra estacionaria é mitologia. Mas a esfera giratória a 1666km/h em volta do próprio eixo e mais nao sei qtos km/h em volta do sol que esta a nao sei qto km/h pela galaxia a fora sem bater em nada e as estrelas ali , do mesmo jeito há séculos, é normal. Assim como para o prof, Deus é mitologia também né ? Só lamento. Ei, psiu , a terra é plana e o choro é livre

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *