X

Mais sobre campo elétrico externamente a condutores conduzindo corrente

Bom dia, professor
Obrigado por ter respondido a minha pergunta anterior – Campo elétrico externamente a condutores conduzindo corrente.

Baixei o artigo – Tensão e cargas superficiais – o que Wilhelm Weber já sabia há 150 anos – e o livro (pena que está em inglês) – de ANDRÉ KOCH TORRES ASSIS e  JÚLIO AKASHI HERNANDES   A FORÇA ELÉTRICA DE UMA CORRENTE.  –  http://www.ifi.unicamp.br/~assis/The-Electric-Force-of-a-Current.pdf.

Como eu suspeitava, existe um campo elétrico no exterior de um fio percorrido por corrente.
Permanece a dúvida: Suponhamos agora que esse fio seja uma casca cilíndrica, um objeto eletricamente carregado no interior desse fio (que está conduzindo corrente) sofrerá força elétrica?
No livro “A FORÇA ELÉTRICA DE UMA CORRENTE”, o autor trata somente de corrente contínua. E no caso de corrente alternada?
Parabéns a todos os envolvidos com o CREF-UFRGS.
Projeto de excelência que contribui para a formação de estudantes de todos os níveis.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A distribuição de carga na superfície externa da casca, capaz de gerar o campo elétrico necessário para o estabelecimento da corrente, produzirá também um campo elétrico axial no interior da casca e, portanto, um objeto carregado ali dentro sofrerá força elétrica. No livro do Prof. Assis está discutido o cabo coaxial.

Certamente o caso de correntes alternadas é muito mais complexo pois as distribuições de carga nos condutores variarão no tempo. Adicionalmente os campos magnéticos associados às correntes serão variáveis no tempo e então também ocorrerão campo elétricos induzidos e efeitos de autoindutância.

Sorte a dos eletricistas 🙂 que tratam de circuitos de corrente contínua (cc) ou de corrente alternada (ca) pois para a grande parte das análises e cálculos em tais circuito o conhecimento sobre as distribuições de carga nos condutores conduzindo correntes pode ser varrido para baixo do tapete, isto é, omitido. Entretanto elas acarretam efeitos capacitivos em circuitos ca mesmo quando no circuito não existem explicitamente capacitores.

Outras questões relacionadas ao tema:

Indutor com corrente é interrompido! O que acontece a seguir?

Vide também https://www.energiaeletrica.net/cargas-superficiais/

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1221.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *