X

Lançamento de Projéteis: como ficariam as equações que descrevem o movimento levando em consideração a resistência do ar e outros fatores?

Na maioria dos livros didáticos (se não em todos) a resistência do ar e desconsiderada na hora dos cálculos do movimento de um projétil. Pois tal resistência causa variação na aceleração do projétil. Além disso outros fatores como a rotação da terra e sua curvatura precisam ser levados em conta quando falamos de um lançamento de um míssil por exemplo. Então a pergunta é como ficariam as equações que descrevem o movimento no lançamento de projéteis ficariam levando em conta tudo isso?

Desde já agradeço.

Atenciosamente Augusto Neves

Aluno do curso de graduação em física pelo IF-Sertão Pernambucano

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Para começar um míssil tem um comportamento muito diferente de um simples projétil pois é autopropulsionado.

Se consideramos um projétil de fato, o problema se torna complicado e, dependendo do modelo utilizado, SEM SOLUÇÃO ANALÍTICA. Ou seja, a trajetória e todas as variáveis relevantes a ela associadas NÃO EXISTEM como equações assim como existem para a trajetória galileana do projétil ou algumas outras encontradas em textos avançados de Mecânica.

Um interessante exemplo REAL foi o dos projéteis da arma “Paris gun”, utilizada pelos alemães na Primeira Guerra Mundial. Vide http://en.wikipedia.org/wiki/Paris_Gun ou http://www.landships.info/landships/artillery_articles/Paris_Kanone.html

Vide também

Frenagem do projétil do fuzil AK-47 na água

Desvio de projéteis pela força de Coriolis

Balística na água

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1974.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *