X

Insolação na Terra Plana: forno para cozinhar terraplanistas!

Bom dia! Uma dúvida que surgiu durante um debate com um terraplanista: Se a terra for plana e cercada por um domo, podemos considerar que a mesma seria um sistema fechado, correto? Uma vez que o domo seria constituído de um material sólido pelo qual não poderia haver nenhum tipo de troca com o meio externo (segundo eles mesmos) seria a terra um sistema isolado, certo?

Portanto a quantidade total de energia no interior do domo não poderia variar… À  medida que o Sol transformasse energia (qual quer que seja [uma vez que eles não acreditam que o Sol seja uma estrela não me surpreenderia em saber que não acreditam que ele realize fusão nuclear e etc]) em energia térmica não deveria a terra esquentar e esquentar, como um forno?

Quando foz essa pergunta obtive como resposta: A energia proveniente do Sol é  absorvida pelos seres vivos e transformada novamente.

Ok, concordo que a energia possa continuar se transformando, mas o planeta absorveria parte do calor paulatinamente com o passar dos anos, emitiria em forma de radiação… O domo funcionaria como uma estufa, impedindo a passagem da radiação pra fora da Cúpula (já que o sistema seria isolado) é a tperatira deveria aumentar sem limites, não? Esse meu raciocinio está muito errado?

Muito obrigado pela atencao!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Cerca de 50% da radiação solar que chega nas camadas superiores da atmosfera atinge a superfície do planeta e uma fração disto acaba sendo absorvido pelos seres vivos, em especial os vegetais que realizam fotossíntese. O restante aquece a superfície do planeta que reemite radiação na faixa de infravermelho e produz correntes de convecção na atmosfera.

Cerca de 30-35% da energia que chega na Terra é reenviada para fora na forma de reflexão difusa e radiação infravermelha.

A figura representa o valor médio anual da intensidade da radiação solar (ou da insolação) no topo da atmosfera e na superfície do planeta.

De fato no mundo mitológico chato, com um sol embaixo do Domo da Ignorância, a radiação não teria para onde ir e tudo fritaria. Todos os terra-chatos seriam portanto assados no forno criado por um deus-chato da mitologia da Terra Plana.

O maior padrasto dos delirantes terraplanistas é o Sol, não apenas neste aspecto do balanço energético mas em tantos outros mais simples de serem compreendidos, como por exemplo o do movimento do Sol relativamente à Terra. Há anos foi colocado um desafio aos terra-chatos que até hoje não esboçaram qualquer tentativa de o solucionar pois ele é impossível de ser resolvido no mundo chato:  Explicando o desafio aos terraplanistas sobre a posição do Sol no horizonte.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


3 comentários em “Insolação na Terra Plana: forno para cozinhar terraplanistas!

  1. Ary Martins disse:

    Ainda que houvessem pequenos orifícios de escape de radiação, ainda assim as condições dentro da “cúpula” se assemelharíam à cavidade interna de um corpo negro ideal, já que a radiação seria toda obsorvida antes de escapar por esse pequeno e quase invisível orifício rs

    Outro problema é como o Sol geraria energia por tanto tempo sendo pequeno e, evidentemente, com pouca massa. Pelo processo de fusão termonuclear seria impossível, já que sequer haveria tido condições da temperatura no passado ter ultrapassado o valor crítico necessário para que os choques dos nucleons pudessem vencer a barreira colombiana iniciando a fusão. E ainda que tivesse iniciado já teria esgotado o Hidrogênio, o Hélio, Carbono, Oxigênio, enfim, desde o ciclo inicial PP até a última etapa e reações já teriam se esgotado a muito tempo rs.

    Se o processo fosse elétrico não geraria energia com o fluxo que medimos por unidade de área aqui na superfície, de 1370 W/m2 de constante solar ?. O fluxo é proporcional à quarta potência da temperatura T, que não seria atingida por uma esfera das dimensões pequenas que o Sol teria rs

  2. Juliana Batista disse:

    olá pessoal, somente trocando ideias sobre os modedos

    Acho que tem que levar em consideração também os Polos Sul e norte, o vento, por isso a temperatura amena, o planeta terra é grande estufa.

    o sal na água não transorma ela em condutiva elétrica? oceanos não é água e sal?

    o sol no modelo terra circular plana, tem mesmo principio do forno de indução, tudo magnetismo, e por isso das marés, tanto o sol como a lua atua nas marés, no modelo terra plana.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *