Horizonte no nível dos olhos em qualquer altitude porque a Terra é plana! Será mesmo?
28 de agosto, 2017 às 9:39 | Postado em Astronomia, Atmosfera, Forma da Terra, Mítica Terra Plana, Mitos, empulhações, notícias falsas, Óptica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Lang
Assisti sua palestra em vídeo da UNISINOS e achei muito didática, cheia de argumentos bem fundamentados. Parabéns! Gostaria que o sr. comentasse pois um terra-chato afirmou que o horizonte sempre se encontra no mesmo nível do observador e que isto somente pode ser explicado porque a Terra é plana. Ele disse que “mesmo à 30 km de altura com balões, podemos ver o horizonte a nível dos olhos”. Agradeço antecipadamente.
O discurso dos terraplanistas sempre enfatiza que é muito importante que todas as afirmações sejam baseadas em experiências sensoriais. Entretanto eles creem, tem fé em coisas que ninguém viu ou verá como por exemplo o Domo da Ignorância e da Fé Demais que cobre o mítico mundo em forma de pizza, com borda e centro gelado, no qual imaginam viver.
A reta que une o horizonte geométrico aos olhos de um observador, situado a uma altura H sobre uma esfera, de fato está inclinada para baixo da horizontal conforme representa a figura 1. O ângulo de inclinação está identificado pela letra grega beta (β), e assim como a distância D ao horizonte pode ser expressa em função de H e R (raio da esfera). Este ângulo em radianos também é uma função de H e R conforme explicitado na figura 1. Interessante notar que o valor do ângulo é o mesmo da distância angular na esfera entre o horizonte e o observador.
O ângulo β tende a zero quando o raio R tende a infinito. Desta forma em uma superfície plana o horizonte, independentemente da altitude visada, se encontra sobre a reta horizontal que passa pelos olhos do observador. Ou seja, na anacrônica e mítica Terra Plana um observador poderia “ver o horizonte a nível dos olhos” como afirmado pelo terraplanista (na verdade se a Terra fosse plana o horizonte, dado que estaria muito distante, não seria discernível pois já que o solo ou a água se confundiria com o céu por causa do efeito discutido em Espalhamento de Rayleigh e atmosfera: por que não vemos uma “névoa” de gás atmosférico?) . No mundo real não é assim! Mais sobre a distância ao horizonte em Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual.
E na Terra esférica, com raio de 6370 km, quais serão os valores do ângulo beta? A figura 2 apresenta o gráfico que relaciona o ângulo β com a altura H do ponto de visada.
Na Terra real o ângulo β é pequeno (quase nulo) para alturas h de alguns metros. Para uma altura de mil metros (1 km) tal ângulo é apenas um grau. Na altitude em que voam grandes aviões (10 km) este ângulo de inclinação é de apenas 3,2 graus, entretanto facilmente identificável pois observadores em tais circunstâncias, quando miram o horizonte, devem olhar um pouco para baixo em relação a horizontal. Um amigo, aviador comercial, comentou que além desta percepção, ele nota costumeiramente que quando a linha do horizonte está visível é possível se discernir que ela é levemente curva.
Pequenas “quedas” do horizonte podem ser medidas com instrumentos ópticos conforme demonstrado em um vídeo do canal Vector. Na Figura 3 observa-se o horizonte do observador HO, determinado com auxílio de uma luneta com reticulado nivelada, acima do horizonte visual HV determinado pela linha de separação entre o mar e o céu. O experimento foi feito em uma altitude de 35 m sobre o nível do mar e portanto o ângulo de “queda” do horizonte é apenas cerca de 0,2° em acordo com a equação apresentada na figura 1.
A propósito da curvatura da linha do horizonte, verificada até em vídeos de terraplanistas que tinham o intuito de negar, vide por exemplo DETONANDO A TERRA PLANA parte 7 |, Terra plana 80 – A curvatura provada até pelo “paint brush” e Terra plana 80.1 – Explicando a “explicação”.
Se o horizonte for observado da altitude de 30 km, o ângulo de inclinação da linha de visada em relação à horizontal do observador já é quase 6 graus. O salto recorde da estratosfera do Felix Baumgartner iniciou-se a 40 km de altitude e quando ele estava na iminência de o efetuar, olhou para o horizonte, perceptivelmente inclinando o seu olhar (a inclinação para tal altitude é aproximadamente 6,7 graus e a distância ao horizonte é 715 km).
Terraplanistas apresentam comumente muita dificuldade cognitiva e/ou exercitam forte dissociação cognitiva a fim de sustentarem a crença esdrúxula e anacrônica sobre uma mítica Terra Plana. Inventam observações que nenhum deles realizou como esta do balão a 30 km de altitude. Vide mais sobre o tema no artigo Sobre a forma da Terra.
Um calculador completo, incluindo a refração e outros parâmetros (inclusive capaz de simular a Terra Plana), está disponível em Curvature App: Simulation of Globe-Earth and Flat-Earth.
Vide este artigo sobre a “queda do horizonte”: Dip horizon.
Adicionado em 23/02/2018: Horizon Drop: The Easiest, Most Definitive Way to Prove the Curvature of the Earth
Adicionado em 13/07/2018: Outras postagens sobre a Terra Plana: The Horizon is not at Eye Level. Flying West over water with clear skies.
Adicionado em 02/12/2018: Vídeo Terra plana? O horizonte sempre sobe aos olhos do observador?
Adicionado em 01/01/2020: Curvatura da Terra observada de um avião?
Adicionado em 14/04/2020: Como ver a curvatura da Terra.
Adicionado em 23/02/2020: IRU LANDUCCI Y LOS SUPUESTOS HORIZONTES A LA ALTURA DEL OBSERVADOR
Adicionado em 25/09/2020: A linha do horizonte é curva?
Adicionado em 01/10/2020: O horizonte da Terra Plana.
Adicionado em 14/02/2021: Experimento caída del horizonte con la Nikon P1000 (Christian Avalos)
Adicionado em 29/07/2024: Por volta do ano 1000 o árabe Al Biruni determinou o raio da Terra medindo a “queda do horizonte”.
Mais postagens sobre a esdrúxula TP em Mítica Terra Plana.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 812.
Terraplanistas apenas AFIRMAM que a grandes altitudes o horizonte da Terra sobe ao nível dos olhos do observador. Eles não mediram; apenas olharam. Se estivessem de fato procurando a verdade teriam medido e a encontrado, porque a queda do horizonte físico da Terra já é notada a poucos metros acima do nível do mar.
Boa observação professor, só acho intrigante uns experimentos realizados por um grupo de pesquisadores do cerro de pesquisas D’aquila e Zigurates, se não me engano são esses os nomes, denominados teoria da terra convexa. Convido o Sr. a assistir e tirar nossas dúvidas nos casos apresentados pelos pesquisadores, isso seria bem interessante e talvez um debate sadio com alguém desse grupo, isso esclareceria as dúvidas de muitas pessoas, inclusive as minhas…
Grande abraço para o Senhor.
A turma do ET Bilu não fez experimentos! Fez apenas encenações para enganar incautos, apedeutas e crentes que procuram ser enganados. Veja por exemplo O pseudo experimento dos edifícios no filme Terra Convexa!
Não seria: D= raiz de 2RH+H^2?
Cheguei aqui depois de ver a insistência burrica dos TPs. Ao ler o artigo me deparei com a figura e para tirar a prova dos 9 fiz os cálculos usando aleatoriamente R=7 e H=3 e pela formula D^2=42 quando deveria ser D=51.
Espero que eu tenha contribuído
Logo mais vou entrar em contato com uma teoria do ” Sol Parou” um insghit ; algo muito louco mas fisicamente possível ,que tive ao ver o Flavio Gomes com o experimentos extraordinários dele. Aguardo um retorno.
Atenciosamente.
Kleber
A expressão apresentada é uma aproximação para R muito maior do que H. De fato o resultado não aproximado é D=(2RH+H^2)^0.5.
Não sou terraplanista mas qdo vou à praia não consigo enxergar os navios que estão a 12 km da areia. Mas com minha JVC consigo ver o navio por inteiro, completo, em linha reta, não em curvatura. Cadê a curvatura da matemática?
A bobagem que escreveste aqui já foi devidamente refutada nas seguintes postagens:
Duas fantasiosas explicações substituem a curvatura na mitológica Terra Plana!
Zoom faz a linha do horizonte recuar na mitológica Terra Plana?
Sim, porque a luz é uma onda transversal; por isso a penumbra ou sombra no lado curvado.
Penumbras e sombras são explicadas pela Óptica Geométrica!
O caráter ondulatório da luz somente é importante quando o tamanho dos objetos que interceptam a luz é comparável ao comprimento de onda da luz. O caráter ondulatório transversal da luz se revela no efeito de polarização, nunca em zonas de sombra ou penumbra.
leia novamente ..
Então como é possível observar um alvo à 50km de distância como neste exemplo abaixo:
(Vídeo de desinformação suprimido pelo CREF)
Detalhe, tem outros exemplos com distâncias até maiores… Teste de curvatura em Chicago a 83KM -540 metros? (Vídeo de desinformação suprimido pelo CREF)
A observação de alvos cada vez mais distantes é possível conforme a altitude do observador e do alvo aumente. Tal se deve ao singelo fato de que a distância ao horizonte cresce conforme aumenta a altitude de observação. Vide Distância ao horizonte.
Então observações a dezenas de quilômetros de distância são possíveis apesar da curvatura da Terra. Vide por exemplo como a observação de faróis a distâncias grandes acaba com o delírio sobre a Terra ser plana: Alcance dos faróis no mundo real e na mítica Terra Plana.
A matemática do globo é fácil, tem até site pronto para isso
https://dizzib.github.io/earth/curve-calc/?d0=30&h0=10&unit=imperial
Se você está na altitude nível do mar, puxa um zoom com uma nikon p900 o p1000 que possui zoom de 100x a 125x, você consegue ver objetos a nível do mar a mais de 50km. Se você calcula onde o seu nível de tripé da camera é de 1,80m por exemplo, e a distância vista de um objeto ao nível do mar com zoom foi de 50km (está cheio de experimento assim na web), de acordo com a curvatura da terra esse objeto teria que estar oculto a 160.4143 metros pela curvatura da terra. Inexplicável em um modelo Globo. Pode colocar todas as equações do globo existentes, é INEXPLICÁVEL. Isso é ciência. Pseudo Ciência é ficar atrás de um computador respondendo perguntas com embasamento de bibliotecário sem comprovações experimentáis mensuráveis, observáveis e reproduzíveis.
Nikola Testa já falava destes supostos pseudos ciêntistas “Cientistas de hoje substituíram a matemática por experiências, e eles afastam-se, equação depois de cada equação, e eventualmente constróem uma estrutura que não tem nenhuma relação com a realidade.”
Somente afirmaste bobagens sem qualquer referência objetiva, puro achismo baseado na desinformação que assola os terra-chatos! E Nikola Tesla, que infelizmente aloprou ao final da vida, nunca delirou o suficiente para ser terraplanista. 🙂
Mais sobre a queda do horizonte em Curvatura da Terra observada de um avião.
Mas, e o caso dos faróis de auxílio à navegação? no Wikipédia – Farol diz que ele pode ser visto por uma embarcação à 10 milhas – 160 km aprox. – se a terra mede aprox. 40.070 km de circunferência, como é possível avistar um farol, o farol só funciona na terra plana! e aí, o que dizer???
Faróis em um mundo mitológico chato, para serem vistos de tão longe quanto se queira imaginar, não necessitam torres altas pois bastaria que estivessem um pouco acima do nível das água. No mundo real quanto mais alta é a torre do farol, tanto mais longe sua luz pode ser observada.
Se tivesses pesquisado um pouco terias encontrado as seguintes postagens:
Alcance dos faróis no mundo real e na mítica Terra Plana.
Alcance do Farol de Cabo Frio refuta o globo! Será mesmo?
Será que tem um farol em cima do monte Taranaki, pode ser visto de Welington a mais de 200 km de distância .
O que foi fotografado é apenas a parte superior (870m) do Monte Taranaki e a fotógrafa se encontrava a 360 m de altitude. A parte inferior do monte (cerca de 1700m) estava oculta pela curvatura. A análise detalhada se encontra em Monte Taranaki visto de Wellington.
Professor, Então se um balão estratosférico alcançar mais que 30km de altitude a curvatura da terra poderá ser observada sem nenhum problema?
A curvatura da Terra pode ser facilmente observada pela “queda do horizonte” ainda que ele nos pareça uma linha sem curvatura. Mas em altitudes superiores a 15 km os observadores relatam notar também a “curvatura do horizonte”.
Mais sobre a curvatura da Terra e a “queda do horizonte” em Curvatura da Terra observada de um avião.
As respostas foram suficientes e convincentes, não restando mais dúvida.
Engraçado… chamam de desinformação quando não está de acordo com o que se convencionou. Mesmo que se poste um vídeo mostrando distâncias de mais de 50km planas em vários lugares no mundokkkk, quando deveria em uma distância dessas um acorbertamento do alvo com mais de 160mt. Me polpe!!! Isso é que é religião da terra globo mitológica.
Não te “polparei”! 🙂 E o kkkk sempre é a parte mais inteligente escrita por terra-chatos.
Terra Plana somente existe em videozinhos do YT, redes sociais de apedeutas e algumas seitas satanistas da Idade do Bronze.
Aproveita e demonstra como é possível o equinócio no mundo mitológico chato.
Antes não deixa de ler e entender (será que consegues?) O equinócio na Terra Plana e no mundo real.
1-Farol de Abrolhos = 22 metros de altura e fica a 35 metros acima do Nivel do Mar e tem alcance de 51 Milhas(82,0765 KM).
2-Farol da Ilha Rasa= 110metros acima do nivel do mar ,com um alcance de 45 milhas(+-72Km) náuticas para a cor vermelha.
Um navio que esta 80KM distante do farol estaria +-
1- 215Metros abaixo da luz(Escondido por causa da curvatura)
2- 83Metros abaixo da luz(Escondido por causa da curvatura)
Site para calculo da Curvatura.
https://dizzib.github.io/earth/curve-calc/?d0=80&h0=60&unit=metric
Entao como os Navios ainda continuam a ver a luz do farol ?
Ou por ignorância, ou por má fé confundes o alcance luminoso com o alcance geográfico!
Se a razão é o puro desconhecimento, podes aprender em nossa postagem: Alcance dos faróis no mundo real e na mítica Terra Plana
so vai saber a verdade quando tiver uma experiência com o criador cientistas hipócritas raça de viboras
Se um terra-chato um dia encontrar com o criador, vai se decepcionar pois a verdade está acessível para quem usar a razão e a experiência, se afastando do fideísmo da Idade do Bronze que leva trouxas a acreditar em um mundo chato embaixo de um penico emborcado. 🙂
O próprio Neil deGrasse Tyson em uma palestra, comentou sobre o salto do Félix Baumgartner, disse que nem a 40 KM de altitude, podemos observar a curvatura da terra, que é realmente tudo plano. E que todas aquelas imagens do salto, foram feitas usando câmera com lente grande angular, que distorcem a linha do horizonte. Aí você vem me dizer que em um vôo a 10 km de altitude, já é perceptível a curvatura da terra ? Então quem está errado nessa história, o astrofísico, ou você?
Os apedeutas do mundo chato tem que decidir de uma vez por todas se acreditam ou não no que todos os astrofísicos, inclusive o Neil deGrasse Tyson, dizem: a Terra é esférica! 🙂
A curvatura da Terra através da “queda do horizonte” pode ser percebida com instrumentos adequados até em altitudes de alguns metros conforme está demonstrado experimentalmente na postagem Curvatura da Terra observada de um avião?
MUITO BOA A EXPLICAÇÃO!!!!!!!!!!!!
Utilizando um canhão de luz lazer na altitude quase do nível do mar, num ponto A. Com o nível de tripé do lazer de 1,50m por exemplo, alcança-se a distância ao nível do mar na outra margem a mais de 50km (está cheio de experimento assim na web), ponto B. De acordo com a curvatura da terra, raio de 6.366 Km, o lazer não poderia ser refletido no espelho do ponto B, porque estaria oculto a 160 metros abaixo, pela curvatura da terra. (O lazer caminha em linha reta). O espelho refletor no ponto B deveria estar 160 m abaixo no mesmo nível do mar. Qual explicação? O mar não acompanha a curvatura da terra?
Para começar não é laZer mas laSer!
Em segundo lugar não existe nenhum experimento demonstrando que a Terra é plana simplesmente porque a Terra não é plana! 🙂
Existem sim muitas empulhações forjadas por desonestos para enganar os apedeutas das seitas TP.
Supondo que um navio na praia está nivelada horizontalmente sobre as águas calmas,
e quando o navio sumir no horizonte e começar a descer pela circuferência?
O nivel estará indicando que o navio está está descendo pela circuferência da terra, ou não?
O navio está sempre nivelado pois descer significa se aproximar do centro do planeta. Quem pode descer abaixo do nível do mar é um submarino! 😉
Se quiseres continuar comentando por aqui, te atenhas ao tema da postagem e explica como no mundo mitológico chato pode o horizonte estar abaixo da horizontal do observador.
Há algumas dezenas de postagens que podem auxiliar a tirar a capacidade cognitiva de um terra-chato do negativo (isto é, equiparando a capacidade cognitiva de pessoas normais não afetadas pelo fideísmo tacanho). 😉 As postagens estão acessíveis em Mítica Terra Plana.
A TP furou para lamento dos terra-chatos.