X

História da Astronomia: Le Verrier e a descoberta de Netuno

Olá, estou querendo criar meu TCC a respeito dos processos históricos matemáticos que levaram à descoberta do planeta Netuno. Queria saber um pouco mais como foi desenvolvido esse processo matemático. Como foram calculadas as perturbações no planeta Urano que levou o astrônomo francês Le Verrier a descobrir a existência de Netuno? E onde posso encontrar sites/artigos que abordem esse processo matemático?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Detalhes sobre os cálculos feitos de forma independente pelo francês Urbain Le Verrier e o inglês John Couch Adams fizeram em meados do século XIX,  levando à descoberta de Netuno pelos astrônomos observacionais alemães Johann GalleHeinrich d’Arrest,  acho que somente encontrarás nos artigos originais dos cientistas. E então poderás expandir a pesquisa para o outro célebre trabalho de Le Verrier sobre o nunca encontrado planeta Vulcano, suposto para a explicação do periélio anômalo de Mercúrio.

Vide mais na postagem do CREF sobre a Validade das Leis de Newton, na minha apresentação sobre A_epistemologia_de_Imre_Lakatos:_a_metodologia_do_programas_de_pesquisa e no vídeo Oficina de Astronomia 422 – Vulcano, o Planeta que Quase Existiu.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Um comentário em “História da Astronomia: Le Verrier e a descoberta de Netuno

  1. Alexandre disse:

    Um ponto de partida pode ser: R F F Cunha (Colégio Pedro II) & A C Tort (UFRJ): “O estudo de precessão da órbita de Mercúrio no ensino médio”, Revista do Professor de Física 1 n.2 13-24 (2017). E as referências ali encontradas.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *