Hidrostática
4 de junho, 2012 às 8:38 | Postado em Estática de Fluidos
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Não consigo entender a razão pela qual o equilíbrio se mantém no caso a seguir, já que o peso aparente dos cilindros será diferente.
Segue proposição:
Dois cilindros maciços de mesmo volume, um de ferro e o outro de alumínio, são suspensos nos braços (iguais) de uma balança. Com o auxílio de um peso adicional, a balança é equilibrada. Rompe-se o equilíbrio quando os dois cilindros, porém não o peso adicional, são submersos simultaneamente na água.
Grata;
Maria Luísa
O cilindro de alumínio tem peso menor do que o cilindro de ferro já que seus volumes são idênticos e o ferro é mais denso do que o alumínio. Portanto para equilibrar uma balança simétrica deve-se adicionar um corpo no lado do cilindro de alumínio com peso igual a diferença entre os pesos dos dois cilindros.
Se ambos os cilindros forem imersos simultaneamente em água, dado que possuem o mesmo volume, sofrerão o mesmo empuxo e a balança continuará equilibrada. A balança se desequilibraria caso os dois cilindros, juntamente com o corpo adicional, fossem imersos em água. O lado com o cilindro de alumínio (e o corpo adicional) teria um “peso aparente” menor do que o cilindro de ferro pois o empuxo seria maior no lado com os dois corpos
Portanto o enunciado não está correto!
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1257.