X

Gravidade e rotação da Terra

Prezados,

Supondo que não houvesse atmosfera no planeta Terra e que ainda estivéssemos aqui, nós continuaríamos a girar com a mesma velocidade de rotação do planeta? E no caso da força da gravidade ser diferente? Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho.

William Zanete

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O fato de girarmos junto com Terra nada tem  a ver com a nossa atmosfera mas com a inércia, isto é, a propriedade de permanecer em movimento caso não existam ações que o impeçam, valendo  inclusive para a própria atmosfera.

A Lua tem movimento de rotação (dá uma volta em torno de seu eixo em 27,5 dias) e não tem atmosfera. Uma pedra na superfície da Lua gira juntamente com ela.

Em câmaras de vácuo, como aquelas que utilizamos em sala de aula para estudos sobre pressão,  corpos dentro câmara (portanto em ambiente praticamente sem atmosfera) se comportam para fins da rotação da Terra como os corpos fora da câmara.

Se a gravidade na Terra diminuísse muito (se reduzisse por mais 300 vezes em relação ao valor atual) e o restante fosse mantido, corpos na superfície da Terra acabariam por levitar, se afastando da superfície do planeta. Neste caso também a atmosfera da Terra seria perdida.

Outras postagens relacionadas com esta:

Objeto que cai da torre na Terra em movimento: a resposta pré-galileana, de Galileu e da Mecânica Newtoniana

Rotação da Terra e centrifugação

Achatamento polar da Terra e centrifugação dos oceanos para o equador

Perda da atmosfera: por que o ar não escapa do planeta?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


8 comentários em “Gravidade e rotação da Terra

  1. Aurelio Moscon disse:

    O movimento de rotação da Terra produz uma força centrífuga em corpos que se situm em sua superfície, principalmente nas regiões equatoriais; essa força centrífuga atua contra a força da gravidade sobre esses corpos situados na superfície terrestre?

    • Fernando Lang disse:

      No sistema de referência da Terra a força inercial centrífuga é exercida exatamente em sentido oposto à força gravitacional sobre um objeto em sua superfície apenas no equador. Em outras latitudes força inercial centrífuga é exercida na direção (e em sentido contrário) do centro de rotação que se situa no eixo de rotação da Terra mas fora do seu centro; neste caso a força gravitacional aponta para o centro da Terra e não para o centro de rotação.

  2. Michael barbosa disse:

    Olá professor, existe algum cálculo de força gravitacional para corpos em movimento?

  3. Ana disse:

    Qual o efeito da rotação da terra sobre a atmosfera e hidrosfera ? Ha relacao com a litosfera?

  4. Kleberson Ney Amaral disse:

    Em planeta imaginário com uma massa maior do que a nossa mas com uma velocidade maior em sua rotação, poderia equilibrar os efeitos da gravidade sobre nossos corpos?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *