X

Foto da superlua em Aceguá – RS

Por favor, poderia explicar por que a lua aparece tão enorme nesta foto?

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A foto mostra o nascente da superlua de 26/04/2021 em Aceguá – RS.

Denomina-se de superlua a lua cheia que acontece quando nosso satélite  se encontra próximo do seu perigeu (ponto de máxima aproximação da órbita lunar em relação à Terra), a não mais de 110% da distância de perigeu. Uma superlua tem seu diâmetro angular cerca de apenas 14% maior do que o diâmetro angular de uma lua cheia no apogeu (ponto de máximo afastamento da Terra) conforme as fotos da Figura 1 corroboram pois foram realizadas com um mesmo telescópio.

O tamanho de imagens em fotografias cresce conforme aumenta a distância focal da objetiva da câmara fotográfica. O mesmo objeto, mantida a distância dele à câmara, terá uma imagem proporcionalmente maior à distância focal da objetiva. Uma  teleobjetiva se caracteriza por ter distância focal grande e assim produzir imagens “grandes” de objetos com pequeno tamanho angular.

O tamanho angular da lua cheia no perigeu (superlua) é cerca de 34 minutos de arco ou  0,55°. Nota-se na foto em pauta que a imagem da Lua cabe cerca de duas vezes na largura da imagem. Portanto o campo abarcado pela câmara (o chamado campo ou ângulo visual) é cerca de 1° apenas, caracterizando uma teleobjetiva (objetiva da câmara com grande distância focal).

É interessante notar que o campo visual de ambos os olhos humanos chega a 135° na vertical e que portanto um observador, com vista desarmada, da lua cheia nascente tem uma imagem cerca de 270 vezes menor do que seu campo visual.

A Figura 2 é a foto editada com o objetivo de se fazer algumas medidas. O diâmetro da Lua é de 211 pixels enquanto que o comprimento da vaca (distância entre a traseira e o focinho) é 118 pixels.  O comprimento angular da vaca é estimado como o diâmetro angular da Lua (0,55°) multiplicado pela razão entre o comprimento da vaca (118 pixels) pelo diâmetro da Lua (211 pixels), isto é, 0,55°x118/211=0,31° ou 0,0054radianos.

Como o comprimento de uma vaca é aproximadamente 1,4m (conforme Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária), a distância entre a vaca e o fotógrafo é este comprimento divido pelo tamanho angular da vaca (0,0054radianos), resultando então em 1,4m/0,0054=259m. Ou seja, o fotógrafo estava muito distante da vaca que aparece em primeiro plano, evidenciando que a Lua se apresenta enorme na foto pois esta foi obtida com uma câmara com teleobjetiva.

Postagens relacionadas com esta:

Superlua.

Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa?  

Distância ao avião: como se calcula?   

Relação entre os diâmetros da Terra e da Lua em uma foto da DSCOVR prova que a foto é falsa! Será mesmo?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *