Forma de refrigerar o interior de carro que estava “torrando” ao sol
23 de abril, 2018 às 20:27 | Postado em Radiação, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Saudações, Mestre Lang!
Quero recorrer mais uma vez à tua sapiência para aniquilar (ou não) mais um possível mito cotidiano, talvez fruto de mera autossugestão, mas que gera muita discussão.
A situação é simples. O carro ficou trancafiado por horas sob sol forte, quando eu e os amigos vamos embarcar para seguir viagem. Instintivo é abrir os vidros (como diz no jargão, “para sair o bafo”) e ligar o ar condicionado veicular com a máxima ventilação e a menor temperatura que o aparelho do carro oferece. E eis que começa um debate e instala-se uma confusão de como o carro vai refrigerar mais rápido.
Já ouvi de mais uma pessoa as seguintes afirmações:
a) “Assim que começar a sair ‘ar gelado’, já pode fechar as janelas”;
b) “Não liga a ventilação no máximo. Se o ventilador ficar no máximo, o ‘atrito’ e a ‘força’ que o ventilador faz no ar, farão com que a temperatura dele aumente! Tem que ajustar a velocidade do ventilador no ‘médio’ ou no ‘baixo'”;
c) “Não precisa abrir janela coisa nenhuma. Só liga o ar no máximo que em 2 segundos já vai começar a esfriar”.
d) “Tem que deixar o ar na função de recirculação interna, e não na função de entrada externa. Entrada externa só serve quando é para ar quente*”.*: Refere-se ao ajuste de recirculação ou não.
O debate é intenso e às vezes tira minha paciência (risos). Quando estou sozinho, fiz alguns testes e confesso que nunca notei grandes diferenças… Mas também não usei instrumentos de medição para ter certeza.
Enfim, as dúvidas são simples:
1) Qual é a forma mais eficiente, em termos de tempo e em termos de menor gasto energético, para refrigerar o interior do carro, logo ao entrar nele? Pergunto sobre o ajuste das seguintes variáveis:
1.1) Abertura de janela;
1.2) Velocidade do ventilador;
1.3) Função recirculação ou entrada externa.
2) Especialmente sobre o item (b) acima, ele faz algum sentido? Para mim, parece que não, mas não tenho dados para avaliar.
3) Depois de atingida a temperatura desejada, existe alguma forma recomendável de ajuste da ventilação/temperatura do ar condicionado?Muito obrigado pelos teus textos espetaculares: eles são meu pão diário de conhecimento sobre Física!
Abraço!
Eu vou expor como faço quando meu carro está “torrando” no sol.
A temperatura dentro automóvel pode ser maior do que a temperatura externa em mais de uma dezena de graus devido ao “efeito estufa” produzido pelo vidro do para-brisa e janelas. Pessoas já tiveram as mãos queimadas por agarrar o volante em tal situação. Casos de morte de animais e crianças presas dentro do automóvel aconteceram.
O primeiro procedimento que adoto é o de abrir todas as portas antes de entrar no automóvel ou no mínimo baixar as vidraças das janelas. Tal procedimento favorece a ocorrência de correntes de convecção no ar preso dentro do carro.
Aguardo algum tempo para sentar ao volante e a seguir, tendo colocado o motor em movimento, aciono o condicionador de ar em máxima velocidade do ventilador. Depois com o automóvel em movimento, já tendo sido ventilado pelas correntes de ar externo, fecho as vidraças.
Os aparelhos condicionadores de ar lançam ar frio com temperatura independente do “ajuste de temperatura”. O “ajuste de temperatura” é um termostato que tem como único efeito desligar o compressor quando a temperatura do ar no ambiente refrigerado atingiu o valor escolhido. Portanto é inócuo para a rapidez da queda inicial da temperatura no ambiente refrigerado selecionar o “mais frio”.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Eu diria que se eu for pensar o problema de entrar em um carro que ficou fortemente aquecido no sol, eu consideraria também a qualidade do ar interno que tende a ter compostos orgânicos voláteis que não são nada recomendado para a saúde. Assim, a abertura da janela do carro seria duplamente justificada como primeiro procedimento!
Lendo a literatura de bordo do meu carro, encontrei que a recomendação do fabricante para esse caso é acionar o condicionador de ar no frio máximo (está redigido com essas palavras, entendo que estejam se referindo à menor temperatura possível), usar velocidade média na ventilação, direcionar o fluxo de ar para os pés e manter os vidros alguns centímetros abertos para que o ar quente, menos denso, sair “empurrado” pelo ar frio que vem da região dos pés. Quando os passageiros sentirem a temperatura agradável, então fechar completamente os vidros e reajustar o controle de temperatura e velocidade da ventilação para a manutenção da temperatura. Quanto à velocidade média da ventilação, o manual do proprietário não explica a razão, mas acredito que seja porque se o ar passar muito rápido pelo evaporador do equipamento não haja tempo suficiente para uma troca de calor efetiva entre o ar e o evaporador. O manual recomenda não utilizar a recirculação de ar como ajuda na refrigeração do interior do veículo, mas também não explica a razão que, acredito eu, seja pelo motivo exposto pelo Emmanuel Marcel no comentário anterior.
Seria o correto abrir, conforme a explicação as janelas e, complementando, sugeriria deixar um dos vidros entreaberto (somente um vão) e fazer uma “abre e fecha” com uma das portas a fim de que o ar entre pelo vão do vidro meio aberto? Isso seria o correto levando em consideração que a compressão da passagem do ar refrigeraria o ar de entrada diminuindo a temperatura do ambiente?
Depois disso, ai sim ligar o condicionador de ar e colocar o carro em movimento
Qualquer forma de trocar o ar interno, que está muito mais aquecido do que o externo, contribui para amenizar a temperatura interna.