X

Fio neutro pode estar em contato com uma estrutura metálica?

O fio neutro nu pode estar em contato com estrutura metalica de um telhado numa rede monofasica 127 V?

Respondido por: Prof. Renato Machado de Brito - Escola de Engenharia - UFRGS

Não é o que a norma recomenda.

 O nosso sistema de distribuição de energia elétrica utiliza condutor  neutro aterrado em todas as entradas de energia de cada consumidor. Um  bastão (ou vários) são cravados no solo para que se tenha um bom  caminho (baixa resistência de aterramento) para qualquer fuga de  corrente que ocorrer em qualquer equipamento elétrico energizado por  esta rede. Um outro bastão de aterramento (ou outro conjunto de  bastões) servirá como “terra” do sistema elétrico.

 Devem pois existir dois condutores independentes, um é o neutro  dimensionado para conduzir a corrente elétrica que, juntamente com o  condutor fase, alimenta os equipamentos energizados. O outro é  condutor é o terra conectado às carcaças de qualquer equipamento  elétrico que tenha invólucro metálico que serve como segurança para o  operador e para o próprio sistema elétrico.

 Como a diferença de potencial (tensão elétrica medida) entre o  neutro e o condutor de aterramento é bastante baixa muitos  “eletricistas” acham que os dois condutores podem ser únicos! Muitas  vezes até conectam o terra no neutro no ponto onde estão os bastões de  aterramento da entrada de energia. Em condições normais de operação  pode até ser uma “quase verdade”, mas em situações de fuga de corrente  ou mesmo de algum curto circuito acidental, pelo condutor de  aterramento podem circular correntes elevadas, o que vai decretar uma  diferença de potencial bem mais alta entre ele e o neutro.

 No caso do telhado, o que deve ser feito é aterrar a estrutura  metálica, mas nunca ligá-la ao condutor neutro, por segurança! Se  alguma descarga elétrica (raio) atingir o telhado, ou algum condutor  fase, ou mesmo condutores de retorno de interruptores tocar a  estrutura metálica, pode-se ter ou a queima de todos os equipamentos  elétricos ligados na rede interna do prédio, ou um curto circuito de  consequências não previsíveis.

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 7750.


2 comentários em “Fio neutro pode estar em contato com uma estrutura metálica?

  1. Luiz Gabriel disse:

    Certíssimo. Cabo neutro e cabo terra são coisas distintas.

  2. Alcimar Costa disse:

    Parabéns a todos, muito breve estarei participando e apresentando sugestões.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *