Evaporação de água no solo??
9 de outubro, 2013 às 8:22 | Postado em Gás e vapor, Mudanças de estado da matéria
Respondido por: Prof. Leonardo Heidemann - IF-UFRGSPrezado professor
Acredito que para evaporar água do solo:
1- Quanto maior temperatura maior evaporação
2- Quanto maior umidade do ar, menor evaporação da água
3- quanto maior velocidade do ar – vento, maior evaporação.
Isto colocado e se estive correto meus conceitos: Como calcular a evaporação com esses parametros?? Existe algum aparelho que possamos medir a facilidade ou dificuldade da evaporação em função destes parâmetros???
grato e um abraço
Osvaldo
Prezado Osvaldo,
Em relação a sua dúvida sobre um aparelho que possa medir a facilidade ou dificuldade de uma porção de água para evaporar, basta que tenhas um instrumento que faça a medida da umidade relativa do ambiente circundante dela. A umidade relativa pode ser entendida como a razão entre a quantidade de vapor de água presente no ar e a quantidade de vapor de água necessária para que o ar esteja saturado de vapor de água, ou seja, para que ele não admita mais vapor de água sem que nenhuma parcela desse vapor condense. Pode-se perceber que, quanto menor a umidade relativa, menor a quantidade de vapor de água no ar e mais “facilmente” a água evaporará. No caso extremo, se a umidade relativa for 100%, a mesma quantidade de água que evapora da água condensa na mesma, resultando em uma taxa líquida de evaporação nula. Um aspecto a ser ressaltado é que a quantidade de vapor de água necessária para se saturar uma porção de ar é proporcional à temperatura desse ar.
Os higrômetros são os instrumentos utilizados para a mensuração da umidade relativa do ar. Eles funcionam com base em substâncias capazes de absorver a umidade do ar, como fios de cabelo e sais de lítio. Modelos simples podem ser encontrados por algumas dezenas de reais.
Em relação à taxa de evaporação da água, há vários fatores que a afetam. Podemos destacar:
* a umidade relativa do ar circundante;
* o fluxo de ar na sua superfície;
* a radiação incidente sobre ela;
* a sua pureza;
* a sua temperatura;
* a pressão local;
* a área da superfície dela exposta ao ambiente.
A confecção de um modelo que envolva todos esses parâmetros na predição da taxa de evaporação de uma porção de água é uma tarefa bastante complicada. No entanto, diversos autores propõem modelos que procuram predizer tal taxa relacionando apenas alguns desses aspectos. Smith-Lof-Jones, por exemplo, construíram um modelo baseados em dados sobre a evaporação de água em piscinas térmicas. Tal modelo relaciona a taxa de evaporação da água com a umidade relativa do ar, o fluxo de ar sobre a superfície da água e a área dessa superfície. Detalhes sobre esse modelo podem ser consultados em: Schouten et al. (2011). Variable Wind Speed and Evaporation Rates: A Practical and Modelling Exercise for High School Physics and Multi-Strand Science Classes. Teaching Science, 57(2). Um modelo que envolve as perdas de energia da água por evaporação baseado no modelo de Smith-Lof-Jones pode ser encontrado em: Heidemann, L. A.; Araujo, I. S.; Veit, E. A.; Silveira, F. L. (2013) Um Ciclo de Modelagem sobre a Lei de Resfriamento de Newton. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, Curitiba. Atas… São Paulo (http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx).
Caso tenhas interesse em aprofundar teu entendimento sobre o assunto, sugiro que leias a resposta desta questão: http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=564.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3240.