Estrela de diamante?

Olá professor,

Estava pelo Twitter e vi essa informação: “In 2004, astronomers discovered a star composed entirely of diamond, measuring 4,000km across and 10 billion trillion trillion carats.”

Achei extremamente curioso, sendo que pelo o que sei, as estrelas são formadas apenas por gases, na maioria dos casos hélio, hidrogênio (e oxigênio, como foi descoberto pelo prof. Kepler). O senhor poderia elucidar como seria possível uma estrela de diamante? E ainda mais, é possível existir estrelas no estado físico sólido?

Um abraço,

Fonte do tweet original: https://twitter.com/MichaelGalanin/status/947305418828779520

Respondido por: Prof. Kepler de Souza Oliveira Filho - Depto. de Astronomia (IF-UFRGS)

A estrela de diamante,  BPM37093, também foi descoberta por nosso grupo,  em 1992.
O núcleo da estrela,  do tamanho da Terra,  é um cristal de diamante quântico, sólido.  A atmosfera,  com alguns quilômetros,  é de hidrogênio, e ainda tem uma camada um pouco mais grossa sob o hidrogênio,  de hélio.
As estrelas quando nascem estão na forma de bola de gás,  mas quando termina o combustível nuclear,  elas colapsam para objetos compactos,  anãs brancas para estrelas que nascem com até dez massas solares. Estas estrelas têm inicialmente um gás de elétrons degenerados,  muito compacto. Quando elas esfriam,  os íons ficam tão próximos que a interação eletrostática domina sobre a agitação térmica e forma um cristal. Mais detalhes em estrelas