X

Espalhamento da luz e visualização da trajetória da luz no ar.

Olá. Sou estudante do ensino médio e estou com dúvidas a respeito do espalhamento da luz. Por que as moléculas da alta atmosfera espalham a luz, mas quando apontamos um feixe luminoso no ar não conseguimos ver sua trajetória? Obrigada desde já!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Não são apenas as moléculas da alta atmosfera que fazem o espalhamento da luz, preferencialmente nas frequências mais altas do espectro visível, isto é, preferencialmente na região do azul e violeta (vide Espalhamento de Rayleigh), mas aqui embaixo ele também ocorre.

Uma evidência do espalhamento de Rayleigh nas camadas baixas da atmosfera está em que objetos muitos distantes de nós junto ao solo, portanto quase na horizontal do observador, se apresentam azulados conforme discutido em Espalhamento de Rayleigh e atmosfera: por que não vemos uma “névoa” de gás atmosférico?

O espalhamento preferencial na região do azul, menos intenso na região do vermelho, justifica o fato bem conhecido de que as sinalizações luminosas, para serem percebidas em grandes distâncias, sejam vermelhas e nunca azuis ou mesmo verdes. Tal se deve a que quanto mais espalhada for a luz da sinalização, tanto menos intensa ela chega ao observador.

Outra evidência do espalhamento na baixa atmosfera é o tom avermelhado do Sol  e o tom alaranjado da lua cheia junto ao horizonte.

Para visualizarmos um feixe de luz no ar deve haver espalhamento com intensidade suficiente para sensibilizar nossa retina. Em lugares pouco iluminados é possível se visualizar no ar o trajeto dos raios luminosos conforme discutido em Por que não enxergamos o trajeto do raio de luz?

Outro caso interessante de visualização do trajeto da luz no ar se encontra  em Por que vemos a luz do laser verde no céu e não vemos a luz do laser vermelho? 

“Docendo discimus” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *